News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Produtores devem planejar a colheita e o armazenamento do milho

.

Brazil
February 6, 2008

Inicia-se em grande parte do Brasil, no final de fevereiro e no início de março, a colheita do milho plantado na safra 2007/2008. Para não perder parte de sua produção, e consequentemente dinheiro, o produtor deve ficar atento a alguns detalhes que fazem a diferença. Tanto a colheita como o armazenamento são fundamentais para que o ciclo do milho na propriedade rural seja fechado de forma lucrativa. 

A Embrapa recomenda que o produtor integre a colheita ao sistema de produção e planeje todas as fases, evitando, assim, que o grão colhido tenha baixa qualidade. Pensar de forma integrada a secagem, o armazenamento e o transporte é importante. O ponto ideal de colheita do milho é a partir da chamada maturação fisiológica, que acontece quando a metade das sementes na espiga apresentam uma mancha preta no ponto de encontro delas com o sabugo. 

Uma característica positiva dos grãos de milho é que eles podem ser armazenados por um período longo de tempo sem sofrer perdas consideráveis de qualidade. No entanto, e disso o produtor também deve se lembrar, o armazenamento prolongado só é recomendado quando o milho passou adequadamente pelas etapas anteriores, como a colheita, a limpeza, a secagem, o combate a insetos e a prevenção de fungos. 

Fatores que influenciam na qualidade

A temperatura, a umidade, a disponibilidade de oxigênio, a presença de microrganismos, de insetos, de roedores e de pássaros são fatores que podem levar a uma queda na qualidade do grão. O tipo ideal de armazenamento varia de acordo com a necessidade do produtor. Se o milho for armazenado em forma de grão, o mais indicado é que isso seja feito a granel em silos ou a granel / em sacarias em armazéns. 

Apesar de hoje a maior parte da produção de milho ser armazenada em forma de grão, ainda há produtores, sobretudo os que têm pequenas propriedades rurais, que armazenam o milho em forma de espigas. Para estes casos, o milho fica armazenado em paióis ou ensacado em armazéns.  

A Embrapa Milho e Sorgo, em parceria com a Emater-MG, desenvolveu um paiol de baixo custo e que pode atender às necessidades de pequenos produtores. É o Balaio de Milho, que possui uma chapa de zinco ao seu redor dificultando o acesso de roedores às espigas. O pesquisador da Embrapa Jamilton Pereira dos Santos e o extensionista da Emater Walfrido Albernaz são os responsáveis pela idealização do paiol.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved