News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Brasil é referência mundial em plantio direto

.

Brazil
February 13, 2008

O pioneirismo dos brasileiros no sistema plantio direto é referência para a agricultura mundial. Em 2007, a Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS) recebeu mais de 130 visitantes estrangeiros interessados em conhecer a técnica capaz de gerar importantes impactos ambientais e econômicos na produção de grãos.

O plantio direto na palha foi desenvolvido por diversos setores da pesquisa e extensão rural na região Sul do Brasil, ainda na década de 70, preconizando, no primeiro momento, a imobilidade do solo durante o plantio, contrapondo a prática vigente na época de “preparo do solo”, com uso de arado e outros equipamentos. Rapidamente, resultados como conservação da fertilidade, aeração e umidade do solo impactaram o sistema produtivo, com economia de mão-obra e vida útil de máquinas e insumos. O fator ambiental, forte demanda da sociedade nas décadas seguintes, consagrou a adoção do sistema plantio direto com a preservação da biodiversidade, mantendo a qualidade de rios e vias públicas. Hoje, 70% da produção de grãos no Brasil está baseada no sistema plantio direto. Em ordem decrescente de área agrícola, os países que adotam a técnica são Estados Unidos (21% da área) e Argentina (55%). Estima-se que o plantio direto esteja presente em mais de 90 milhões de hectares em todo o mundo.

Estes são os resultados que um grupo de produtores franceses veio conhecer na última quarta-feira, dia 13. Os visitantes com origem do GRCETA – grupo que atua na pesquisa, produção e industrialização de grãos – com sede em Bordeaux, chegaram com a meta de avaliar os caminhos que a Europa está percorrendo na adoção do plantio direto. “O plantio direto está crescendo muito na França e em toda a Europa. Isto desperta técnicos e pesquisadores quanto ao próximo passo para garantir a sustentabilidade do sistema. No Brasil, estamos avaliando quais as ferramentas que devem estar associadas ao plantio direto para melhorar ainda mais o processo, como terraços, plantio em contorno, sulcos de contenção de enxurradas, etc”, explica o pesquisador da Embrapa Trigo José Eloir Denardin.

Em 2007, a Embrapa Trigo recebeu visitantes da Venezuela, Suécia, Finlândia, Ucrânia, Argentina e Espanha, que escolheram a agricultura brasileira como referência para explorar as potencialidades do sistema plantio direto.

Conservação de estradas é resultado do plantio direto

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved