News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Bahia tem primeiros focos de ferrugem da soja

.

Brazil
February 14, 2008

Os dois primeiros focos da ferrugem asiática da soja, na Bahia, acabam de ser identificados pelo Programa Estratégico de Manejo da Ferrugem Asiática da Soja, composto por membros do Consórcio Antiferrugem. Os focos surgiram em lavouras de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, no dia 13 de fevereiro, enquanto que na safra passada, a ferrugem foi identificada no Estado, em dezembro.

Segundo a coordenadora do Programa, Mônica Cagnin Martins, apesar do atraso no aparecimento da doença, o estádio de desenvolvimento da soja é o mesmo nas duas safras. “Tanto no ano passado quanto agora, a ferrugem foi identificada em R2 (florescimento) e R4 (formação de vagens)”, explica. “Isto porque a falta de chuvas, no início da safra, atrasou o cultivo da soja, e consequentemente também retardou o surgimento da doença na região”.

Mesmo assim, a pesquisadora alerta os produtores a intensificarem o monitoramento da ferrugem, que causou perdas em várias regiões da Bahia, na safra passada. “Só com o monitoramento constante é possível tomar a melhor decisão sobre a época ideal de aplicação de fungicidas para controle da doença”, diz Mônica.

Programa - O Programa Estratégico de Manejo da Ferrugem Asiática da Soja no Oeste da Bahia foi lançado em 2003, pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Fundação Bahia, Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Embrapa Soja, BASF e Bayer.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved