News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Embrapa Soja promove workshop sobre criação de percevejos em laboratórios

.

Brazil
February 20, 2008

A Embrapa Soja promove, de 5 a 9 de maio, em Londrina, PR, o workshop “Criação de Percevejo em Laboratórios”.

A criação de percevejos em laboratório é uma importante técnica que permite usar os insetos em variadas linhas de pesquisa, como testes de biologia, testes de linhagens resistentes de grandes culturas, como a soja, o milho e o trigo, em testes de eficiência de inseticidas químicos e produtos de controle biológico.

“É uma oportunidade para conhecer o que de mais avançado existe sobre ciência e tecnologia para a criação de percevejos em laboratório, como os últimos avanços sobre o uso de dietas naturais e o estado da arte no uso de dietas artificiais”, destaca o pesquisador Antônio Ricardo Panizzi. O curso terá duração de cinco dias, com carga horária de 40 horas entre aulas teóricas e práticas.

Os percevejos se constituem em um complexo de espécies-pragas que causam prejuízos enormes em muitas culturas no Brasil e no mundo. Os participantes vão aprender a montar o sistema de criação de percevejos, onde coletar, quais as plantas hospedeiras principais, secundárias ou alternativas, nichos de diapausa, além de conhecer detalhes importantes como a padronização de populações, qualidade, fatores bióticos e abióticos que interferem no desenvolvimento dos percevejos e o uso de dietas artificiais e naturais.

O curso é coordenado pelo pesquisador da Embrapa Soja Antônio Ricardo Panizzi, entomologista com mestrado pela Universidade Federal do Paraná e doutorado pela Universidade da Flórida. Tem ampla experiência nacional e internacional na área de entomologia, em ecologia, nutrição, interação insetos/plantas e MIP em soja, entre outros.

Mais informações sobre o evento em: http://www.cnpso.embrapa.br/workpercevejo.pdf
 

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved