News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Alexandre José Cattelan é o novo chefe geral da Embrapa Soja

.

Brazil
February 25, 2008

O pesquisador Alexandre José Cattelan assume dia 25 de fevereiro, a Chefia da Embrapa Soja (Londrina-PR), uma das 41 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Cattelan participou, com outros três candidatos, do processo público de seleção que se destina a recrutar, avaliar e indicar a habilitação de candidatos ao cargo de chefe geral. Depois de avaliados currículo, histórico profissional, plano de trabalho e traçado o perfil dos cadidatos, o nome de Cattelan foi escolhido pelo diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana. Cattelan terá, como chefe de administração, o pesquisador Amélio Dall´Agnol; como chefe de pesquisa e desenvolvimento, o pesquisador José Renato Bouças Farias e como chefe de comunicação e negócios, o pesquisador Pedro Moreira. O mandato desta Chefia será de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

Cattelan, 48 anos, é casado, tem dois filhos e é pesquisador da Embrapa desde 1990. O novo chefe é agrônomo, tem mestrado em ciências do solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e doutorado em microbiologia do solo, pela Universidade da Geórgia (EUA). Na Embrapa Soja, o pesquisador trabalhou com os seguintes temas de pesquisa: inoculação e fixação biológica do nitrogênio em soja, bactérias promotoras do crescimento, ecologia microbiana, avaliação de impactos ambientais de soja transgênica e biocontrole. Na área administrativa, esteve à frente de vários cargos, entre eles, foi chefe de comunicação e negócios, entre 2001 e 2003, e chefe de pesquisa e desenvolvimento, de 2004 a 2006.

Plano de trabalho - Cattelan pretende pautar sua gestão pelos mesmos valores que definem o Plano Diretor da Unidade: ética, responsabilidade, rigor científico e honestidade. “Além disso, considero fundamentais algumas características como não-discriminação e capacidade de diálogo. Defendo a gestão participativa, aberta a sugestões, e vou enfatizar a utilização dos canais de diálogo existentes”, afirma.

Para o novo chefe geral, são vários os desafios técnicos como: ênfase em pesquisa com biotecnologia, ferrugem da soja, pragas secundárias, pesquisas com rastreabilidade da soja, integração lavoura e pecuária, os novos usos dados à soja, entre outros. “A questão de mudanças climáticas também é um tema cada vez mais recorrente. Neste caso, já temos uma tecnologia em pesquisa que é a soja tolerante à seca, mas precisamos buscar outras alternativas. Também vejo o girassol como uma cultura de grande potencial, principalmente para a agroenergia e vamos centrar esforços nisto”, reforça.

Com relação às questões administrativas, Cattelan pretende ampliar a informatização dos processos, revitalizar os laboratórios e adquirir máquinas e implementos agrícolas. “Também vamos buscar novas fontes de recursos, além de formas mais ágeis de utilização dos recursos disponíveis”, diz.

Na opinião de Cattelan, a questão ambiental é um tema que perpassa vários projetos de pesquisa e precisa ser incrementada com avaliações sócio-econômicas e ambientais e de impacto das tecnologias geradas. “Também precisamos buscar alternativas tecnológicas, dando ênfase à resistência genética a estresses bióticos e abióticos, controle biológico e manejo integrado de pragas, doenças e plantas invasoras, visando a racionalização do uso de agrotóxicos, entre outras”, explica.

Segundo Cattelan, a Unidade pretende estar presente nas discussões que envolvem a Amazônia, assim como desenvolver tecnologias sustentáveis para as áreas já degradadas ou apresentar alternativas como o sistema de integração lavoura-pecuária e silvicultura para a região.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved