News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia consolida estrutura laboratorial

.

Brasília, Brazil
January 2, 2008

Novos laboratórios e implantação de Sistema de Qualidade ampliam e melhoram os procedimentos laboratoriais da Unidade.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia é uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa – situada em Brasília (DF) que, recentemente, completou 33 anos de atividades. Inicialmente criada para trabalhar com a conservação de recursos genéticos vegetais, a Unidade desenvolve atualmente trabalhos com animais, vegetais e microrganismos, em diversas áreas como veremos a seguir.

Diversos são os temas e os resultados pelos quais a Embrapa Recursos Genética e Biotecnologia é conhecida no Brasil e no exterior como, por exemplo, a conservação a longo prazo de mais de 100 mil amostras de sementes, a clonagem de bovinos, o desenvolvimento de bioinseticidas, a produção de organismos geneticamente modificados, a quarentena de materiais vegetais que entram no Brasil para pesquisas, os trabalhos de conservação de recursos genéticos tradicionais junto a tribos indígenas, etc.

A Unidade desenvolve suas atividades, principalmente, em laboratórios embora também execute pesquisas em casas de vegetação e telados e em campos experimentais. Além disso, tem realizado expedições de coletas de vegetais e microrganismos em muitas regiões do Brasil.

Reestruturação laboratorial

A estrutura laboratorial da Unidade sofreu, nos últimos anos, uma re-organização e adequação em decorrência dos novos desafios impostos pelo avanço nas áreas de atuação. Atualmente são 43 laboratórios organizados em quatro Núcleos Temáticos: Recursos Genéticos, Biotecnologia, Controle Biológico e Segurança Biológica. As atividades típicas de cada laboratório, bem como o respectivo responsável podem ser lidas em: www.cenargen.embrapa.br/laboratorios/laboratorios.html.

Os laboratórios mais recentemente estruturados no Núcleo Temático de Recursos Genéticos foram os de Criobiologia Vegetal (LCV) e o de Química de Produtos Naturais (LPN). No primeiro (LCV) são desenvolvidos e adaptados protocolos para a conservação em condições criogênicas (nitrogênio líquido a -196 ºC) de estruturas vegetativas e reprodutivas de espécies nativas e exóticas que apresentam problemas quando armazenadas em condições convencionais normalmente utilizadas para a conservação de sementes. A conservação criogênica é também utilizada, em outras condições, para a conservação de DNA de espécies animais, vegetais e microbianas.

O segundo laboratório citado (LPN) tem como objetivos gerais avaliar o potencial funcional, medicinal, aromático e/ou condimentar de espécies vegetais nativas e exóticas e promover a valoração dos recursos genéticos potencialmente úteis à agricultura do país, com previsão de ampliação da exploração comercial de espécies atualmente pouco exploradas ou sem valor comercial. Esse Laboratório desenvolve, adapta e valida metodologias para a extração e caracterização de antioxidantes e de diversas substâncias bioativas, empregando técnicas de extração por destilação, separações por cromatografia a gás e por alta pressão e determinações espectrofotométricas, entre outras.

No Núcleo Temático de Controle Biológico foi promovida uma re-estruturação pela qual os laboratórios passaram a trabalhar pelos agentes de controle biológico, com as bactérias entomopatogênicas (LBE), fungos e vírus entomopatogênicos (LFE, LVI), fungos fitopatogênicos e hiperparasitas (LFT). Nesse Núcleo há ainda dois laboratórios que desenvolvem métodos de biologia molecular (LBM) e de nematologia (LNE) como suporte a atividades desse e de outros núcleos temáticos. Merecem destaque especial os trabalhos pioneiros desenvolvidos no laboratório de Bioecologia, Semioquímicos e Biossegurança (LBS), onde são executadas metodologias avançadas para controle e manejo de insetos usando feromônios e cairomônios, além de sons e estudos de biossegurança ambiental de OGMs, envolvendo as espécies transformadas e os insetos não-alvo.

No Núcleo Temático de Biotecnologia foram recentemente estruturados os Laboratórios de Nutrigenômica (LGN), de Reprodução Vegetal (LRV) e de Tecnologias para a Segurança Alimentar (LSA). O de Nutrigenômica realiza a caracterização química e molecular dos recursos genéticos visando o avanço do conhecimento de rotas metabólicas e o desenvolvimento de ferramentas moleculares para melhoramento e engenharia metabólica de alimentos com foco nas qualidades nutricionais e funcionais. Estão em desenvolvimento estudos com enriquecimento nutricional da banana e de avaliação e caracterização de propriedades funcionais de frutas da região amazônica.

O LRV tem os importantes objetivos de realizar estudos da reprodução sexual e assexual (apomítica) de plantas visando à identificação de genes associados às vias de desenvolvimento reprodutivo e o desenvolvimento de técnicas de isolamento, clonagem e transferência de genes relacionados à reprodução vegetal. O conhecimento aprofundado dos mecanismos reprodutivos é de grande importância, tanto para aumento da produtividade de cultivos, quanto para a produção de plantas que se desenvolvem por clonagem vegetal por sementes. O conhecimento dos mecanismos reprodutivos é necessário, também para a expressão de genes na produção de OGMs.

O LSA tem como principal objetivo o desenvolvimento e validação de metodologias para a detecção, identificação e quantificação de proteínas, moléculas orgânicas e metais (contaminantes) em diversas matrizes alimentares, utilizando as técnicas de cromatografia líquida, espectrometria de massa e voltametria. Realiza trabalhos com detecção de metais pesados em leite, nitrofuranos em carne de frango. Iniciará estudos sobre a composição de isoflavonóides em soja e seus derivados.

A principal adequação realizada no Núcleo Temático de Segurança Biológica foi a re-organização na prestação de serviços de quarentena vegetal para as empresas privadas que importam germoplasma para utilização no desenvolvimento de novas variedades e cultivares a ser comercializados no Brasil. Em conjunto com uma Fundação privada de apoio à pesquisa, o serviço foi re-estruturado de acordo com a Norma ISO 17.025, de modo a apresentar melhor qualidade, rastreabilidade e confiabilidade, de modo geral.

Nos Núcleos Temáticos de Biotecnologia (NTBio) e de Controle Biológico (NTCB) há Laboratórios denominados de “prestação de serviços”, que atendem a demandas de muitos Laboratórios da Unidade e, em alguns casos, também demandas externas. É o caso da Plataforma de Criação de Insetos (NTCB), da Plataforma de Seqüenciamento Genético, do Laboratório de Microscopia Ótica e Eletrônica e do Laboratório de Espectrometria de Massa no NTBio.

Consolidação do Sistema de Qualidade

Nesses Laboratórios de “prestação de serviços internos”, naqueles que emitem laudos referentes à prestação de serviços externos e em grande parte dos que trabalham com OGMs, deve-se destacar o intenso trabalho realizado para implantação do Sistema de Qualidade apoiado nas Normas ISO 17.025 e BPL (Boas Práticas de Laboratório) A implantação do Sistema de Qualidade envolve, atualmente 20 laboratórios e todos os processos gerenciais, administrativos e de apoio e foi um dos responsáveis pela re-organização, re-estruturação e melhoria da infra-estrutura laboratorial da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

No primeiro semestre de 2008, esperamos que grande parte dos ensaios realizados pelos laboratórios que estão no escopo da implantação do Sistema de Qualidade receba a acreditação do INMETRO, o que consolidará o avanço na gestão e nos procedimentos laboratoriais, administrativos e de apoio da Unidade.

José Manuel Cabral de Sousa Dias
Chefe Geral
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved