News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Soja requer atenção no monitoramento dos percevejos

.

Brazil
January 4, 2008

Boa parte das lavouras de soja brasileiras está terminando a fase floração e iniciando a formação de vagens. É o momento para intensificar o monitoramento das pragas, especialmente, dos percevejos da soja.

Segundo a pesquisadora Beatriz Correa-Ferreira, da Embrapa Soja, para evitar danos à lavoura e gastos com aplicações desnecessárias de inseticidas, a indicação é o monitoramento da lavoura com base nos princípios do “Manejo Integrado de Pragas”. As orientações estão no Sistema de Alerta de safra da Embrapa Soja, no endereço www.cnpso.embrapa.br.

As tomadas de decisão para o controle das pragas da soja devem ser baseadas no nível de ataque, no número e tamanho dos insetos-pragas e no estádio de desenvolvimento da soja. A ferramenta que auxilia essa observação é o pano-de-batida, instrumento que pode ser confeccionado pelo próprio produtor.

“Usando pano-de-batida e fazendo vistorias semanais à lavoura, o agricultor tem a dimensão da incidência das pragas. Com essas informações em mãos, fica mais fácil tomar decisões”, explica a pesquisadora.

A Embrapa Soja não recomenda a aplicação preventiva de produtos químicos, pois, além do grave problema de poluição ambiental, a aplicação desnecessária eleva os custos da lavoura e contribui para o desequilíbrio populacional dos insetos.

Monitoramento

É preciso muita atenção durante o monitoramento porque cada praga tem um comportamento específico na lavoura. Os percevejos adultos, por exemplo, costumam ficar na parte mediana das plantas nos horários mais quentes do dia, mas podem ser observados pela manhã e no fim da tarde nas partes altas da planta.

Embora os percevejos adultos sejam os mais facilmente identificáveis na cultura da soja, os levantamentos têm mostrado que a maioria da população daninha de percevejos (72% a 85%) durante o período reprodutivo das plantas, é composta por formas jovens, ninfas de 3ª, 4ª e 5ª idade, que causam à soja prejuízos semelhantes aos causados pelos percevejos adultos.

O período mais crítico para a planta é a fase de final do desenvolvimento de vagens ao enchimento de grãos, embora o monitoramento seja necessário desde a fase de canivetinho até próximo à colheita.

“A simples observação visual sobre as plantas não expressa a população real de percevejos na lavoura. O monitoramento é necessário e o controle deve ser realizado somente quando forem atingidos os níveis de dois percevejos por pano-de-batida (= 1 m de fileira) para lavouras de grãos e um percevejo por pano-de-batida para produção de sementes”, orienta.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved