News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Mapa aprova zoneamento de feijão comum para Sergipe

.

Brazil
January 25, 2008

Pela primeira vez, Sergipe é contemplado com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura de feijão (Phaseolus vulgaris L.). O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, no Diário da União, a Portaria Nº 263 que aprova o Zoneamento Agrícola do feijão para o ano safra 2008.

A nota técnica, que acompanha a portaria, especifica os tipos de solos, cultivares mais indicados para plantio, períodos de semeadura e os municípios contemplados.

As cultivares indicadas são BRS 9435 Cometa (ciclo precoce) e BRS Supremo (ciclo intermediário) desenvolvidas pela Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás – GO) e testadas e validadas, em Sergipe, pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju – SE).

O Mapa também já divulgou as portarias Nº 12 (algodão herbáceo) e Nº 19 (mamona) para o ano 2008 de Sergipe. Estas portarias e as notas técnicas podem ser acessadas no site do Mapa ou nos endereços:

Feijão
Portaria http://extranet.agricultura.gov.br/sislegis-consulta/consultar
Legislacao.do?operacao=visualizar&id=18341
Nota técnica: http://extranet.agricultura.gov.br/sislegis-consulta/servlet/VisualizarAnexo?id=13818

Algodão
Portaria http://extranet.agricultura.gov.br/sislegis-consulta/consultar
Legislacao.do?operacao=visualizar&id=18390
Nota técnica: http://extranet.agricultura.gov.br/sislegis-consulta/servlet/VisualizarAnexo?id=13865

Mamona
Portaria http://extranet.agricultura.gov.br/sislegis-consulta/consultar
Legislacao.do?operacao=visualizar&id=18401
Nota Técnica: http://extranet.agricultura.gov.br/sislegis-consulta/servlet/VisualizarAnexo?id=13876

A inclusão dessas culturas no Programa do Zoneamento Agrícola do Brasil é um importante instrumento de política pública, uma vez que viabiliza o acesso ao crédito via o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro). A previsão é que até fevereiro sejam divulgadas as portarias de outras culturas, como milho, sorgo e caupi.

Segundo a pesquisadora da Embrapa Tabuleiros Costeiros Ana Alexandrina da Silva Gama, os trabalhos de pesquisas na área de agrometeorologia foram fundamentais para subsidiar a inclusão do Zoneamento do feijão para o Estado de Sergipe. Ana Gama faz parte da equipe do Programa de Zoneamento Agrícola do Brasil, coordenado pelo Mapa, que utiliza as metodologias desenvolvidas por instituições federais e estaduais de pesquisas agrícolas.

“Há algum tempo, a Embrapa Tabuleiros Costeiros vem desenvolvendo pesquisas com feijão no sentido de avaliar cultivares e determinar exigência hídrica e edafoclimática da cultura. Em 2007, a Embrapa em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e Prefeitura de Tobias Barreto (SE) realizou curso de capacitação sobre o sistema de produção de feijão para agricultores do estado.

Teste e Validação

A Embrapa Tabuleiros Costeiros e Embrapa Arroz e Feijão - Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Mapa – há alguns anos desenvolvem o programa de validação e transferência de cultivares de feijoeiro nos estados de Sergipe, Bahia, Alagoas e Pernambuco, sendo este último iniciado em 2007, envolvendo variedades dos grupos comerciais: preto, mulatinho, carioca e manteigão.

“Baseados nos resultados obtidos até agora, recomendamos as variedades BRS Cometa (carioca) e BRS Supremo (preto) além das BRS Marfim (mulatinho), Valente (preto), Radiante e Jalo Precoce (manteigão), Pérola, BRS Horizonte, BRS Requinte, Princesa, Pioneiro, Pontal (carioca). Todas elas têm apresentado rendimentos de grãos em torno de 2 mil a 3 mil quilos por hectare/ano nas áreas experimentais de pesquisa. Enquanto que a média em Sergipe, no âmbito das propriedades rurais, é de 500 quilos por hectare/ano. O esforço da pesquisa agora é contemplar todas essas variedades no Zoneamento Agrícola com o intuito de proporcionar o aumento de rendimento nos sistemas de produção vigentes na região”, afirma o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros Hélio Wilson de Carvalho.
 

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved