News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Portugal: Area de cultivo de OGM’s cresce 330% en relação a 2006 - Niveis de contaminação insignificantes (<0,4% quando a máxima permitida é de <0,9%)

.

Lisboa, Portugal
29 de Janeiro de 2008

Está publicado no sítio da Internet do Ministério da Agricultura e no sítio da Direcção Geral da Agricultura e
Desenvolvimento Rural
o 2º relatório de Acompanhamento da Coexistência entre culturas geneticamente modificadas e outros modos de produção agrícola referente a 2007.

De acordo com o estudo, no ano passado, foram realizadas 82 acções de fiscalização (controlo e inspecção) o que significa, em termos de área de cultivo, cerca de 50% (2400 ha) da área cultivada.
O número de fiscalizações teve um aumento de 58% relativamente ao ano de 2006.

De entre os agentes fiscalizados os resultados verificam que as normas técnicas estipuladas na legislação se revelam eficazes no que respeita à minimização da presença acidental de organismos geneticamente modificados nos produtos convencionais e que a taxa de contaminação é inferior a 0,4% (valores máximos de contaminação definidos por Lei devem ser inferiores a 0,9%). Para esta conclusão estão as análises efectuadas às colheitas de 32 amostras de milho convencional produzidas em campos vizinhos a campos semeados com milho geneticamente modificado – MON810

INQUÉRITO AOS AGRICULTORES

No relatório publicado é ainda possível conhecer os resultados do inquérito realizado aos agricultores que efectuaram cultivo de OGM’s.
Realizaram-se 62 inquéritos a agricultores entre os 25 e 84 anos de idade:
Os resultados são que;

  • 76% dos agricultores cultivou milho geneticamente modificado pela primeira vez em 2007 e a principal razão que justificou a sua opção de semear este tipo de variedade foi a de controlar os ataques das brocas do milho;
  • 90% referiu ter problemas em controlar o ataque das brocas, assinalando um máximo de 3 gerações desta praga por ciclo cultural do milho e uma média de 1,7 gerações por ciclo de cultura. Esta situação obrigava ao recurso a tratamentos insecticida, em media 1,6 tratamentos por ciclo cultural e máximo de 5 tratamentos por ciclo cultura;
  • Quanto ao balanço agronómico derivado da utilização de OGM’s, os resultados foram os seguintes:

    1. Facilidade de Cultivo
    • 37% Maior facilidade
    • 50% Igual
    • 13% Menor Facilidade

    2. Aplicação de insecticidas

    • 7% igual ou maior
    • 86% Menor

    3. Produção

    • 69% Acréscimo
    • 26% Igual
    • 5% Decréscimo, tendo sido referida razões não directamente relacionadas com as variedades
      (encharcamento de solo, sementeiras tardia)

    4. Qualidade do produto obtido

    • 86% Acréscimo
    • 12% Igual
    • 0% Decréscimo

Importa referir que durante o de 2007 foram formados 154 técnicos que estão aptos a fornecer acções de formação aos agricultores; iguais às 24 acções de formação que decorreram em 2007 e onde participaram 558 agricultores (Norte -261; Centro 222; Alentejo 75). Entre 2006 e 2007 foram já formados 1101 Agricultores.

NOTIFICAÇÕES DE CULTIVO

No que concerne às plantações efectuadas em território português o relatório dá a conhecer que a área de cultivo geneticamente modificada em Portugal atingiu em 2007 mais de 4 mil hectares (4.199,4 ha), tendo havido cultivo em todas as zonas do país, à excepção das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores;
Em 2007 a área semeada sofreu um aumento em relação a 2006 de 330%. Foram notificadas 164 explorações envolvendo um total de 4.199,4 ha.
 

DRAP Nº Notificações Área Total (ha)
Norte 25 62
Centro 48 489,8
Lisboa e Vale do Tejo 38 1290,00
Aalentejo 52 2.305,9
Algarve 1 50,7
Total Nacional 164 4199,4

O relatório menciona ainda que Lagos é o único concelho da União Europeia que é legalmente considerado livre de transgénicos ao Abrigo da Legislação em Vigor, única na União Europeia.

Recorde-se que Portugal é o único país da União Europeia que completou o processo legislativo sobre Organismos Geneticamente Modificados e que mercê dos controles efectuados possui uma rede de vigilância e
acompanhamento e fiscalização eficaz das plan tações de organismos geneticamente modificados.

 

PORTUGAL
THREE FOLD INCREASE IN AREAS PLANTED WITH GM MAIZE


The Portuguese Ministry of Agriculture has released a statement on the status of transgenic maize cultivation in the country. The report stated that in 2007, Portugal grew genetically modified (GM) maize on a total area of 4,199 hectares, a triple increase in comparison to the previous year. This means that 3.6 percent of the total maize area in the country is planted to the transgenic crop.
Officials from the Agriculture Ministry conducted random inspections to monitor the unintentional crossing of Bt maize to nearby fields. In 38 percent of the probes, the officials were unable to detect GM maize in neighboring conventional maize stands. On the other hand, the proportion of GM maize remained under 0.3 percent for 80 percent of the probes. It is well below the European Union's 0.9 percent labeling threshold. Coexistence legislation in the country requires a minimum distance of 200 meter between GM and conventional fields.

Read more at Co-Extra

 The report is available HERE

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved