News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Biocombustíveis: países do Cone Sul estudam programa comum

.

Brasil
July 8, 2008

Pesquisadores de instituições vinculadas ao Programa Cooperativo para o Desenvolvimento Tecnológico Agroalimentar e Agroindustrial do Cone Sul (Procisur) se reúnem em Brasília para fazer um plano de cooperação para construir uma plataforma tecnológica regional (chamada de PTR), que tratará especificamente de pesquisas para biocombustíveis.

A reunião, com ênfase na produção de etanol a partir do bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais e biomassa de gramíneas, dentre outras matérias-primas (o etanol lignocelulósico), na Sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), contará com representantes da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

Com a programação agendada para os dias 17 e 18 de julho, cada um dos representantes de institutos nacionais de investigação agrícola dos países envolvidos fará apresentações sobre os estudos desenvolvidos na área de biocombustíveis. Um dos objetivos da reunião é justamente de identificar e colocar em contato os grupos desses países que estão trabalhando no tema, com projetos em andamento ou em processo de formulação, sempre direcionados à produção de etanol a partir da biomassa lignocelulósica.

Uma das instituições membro do Procisur (que é coordenado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura /IICA)) a Embrapa coordena a reunião, que será aberta pelo diretor executivo Kepler Euclides Filho. Somente da Empresa participam sete pesquisadores, atualmente envolvidos com o assunto do encontro (confira abaixo quem vai estar na reunião).

Os participantes

  • Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina (INTA): Angel Cataldi e Jorge Hilbert.
  • Embrapa: Alexandre Cardoso (Assessoria de Relações Internacionais); Cristina Machado e Esdras Sundfeld (Embrapa Agroenergia); Denise Werneck de Paiva (Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento); Itamar Soares de Melo (Embrapa Meio Ambiente); Ladislau Martin Neto (Embrapa Instrumentação Agropecuária); Sônia Couri (Embrapa Agroindústria de Alimentos).
  • Instituto de Investigações Agropecuárias do Chile (INIA): Gabriel Saavedra.
  • Universidade de Concepción do Chile: Rosalía Parra.
  • Direção de Investigação Agrícola do Paraguai (DIA): Edgar Álvarez .
  • Instituto Nacional de Investigação Agropecuária do Uruguai (INIA): Daniel Vásquez e Jorge Sawchik.
  • Procisur: Emílio Ruz.
  • Bolívia: não informou nome do representante.

Anote
Dias 17 e 18 de julho
Local: sala de reuniões da Assessoria de Relações Internacionais da Embrapa
Informações: Embrapa Agroenergia, telefone (61) 3448-4246

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved