News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Maranhão terá unidade de beneficiamento de sementes da Embrapa

.

Brazil
July 11, 2008

No próximo mês, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, inicia a instalação de uma Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) em Balsas (MA). Por meio de emenda parlamentar, foram destinados R$ 800 mil reais para a implantação da unidade.

A UBS consiste basicamente num galpão de armazenamento e máquinas que fazem a seleção e o beneficiamento das sementes. A iniciativa vai aumentar a eficiência da Empresa na produção de sementes e atender a demanda do setor produtivo de grãos da região, apontada como um grande pólo de desenvolvimento agrícola do País.

As vantagens são apontadas pelo gerente geral da Embrapa Transferência de Tecnologia, José Roberto Rodrigues Peres, que coordenará o processo de implantação da UBS. “É uma possibilidade de dar ênfase à organização da produção de grãos na agricultura familiar, melhorando a qualidade da semente e oferta de alimentos”, avalia Peres.

Recursos – A instalação da Unidade de Beneficiamento foi uma demanda da Embrapa articulada junto aos parlamentares da bancada do Maranhão pela Assessoria de Relações Nacionais (ARN) da Empresa e pela Embrapa Transferência de Tecnologia. Emenda individual ao Orçamento Federal, de autoria do deputado Roberto Rocha (PSDB-MA) foi aprovada e os recursos foram destinados à obra, que o parlamentar espera ver iniciada em 30 dias e concluída ainda em 2008.

“A iniciativa é muito significativa para Balsas que é um grande produtor de alimentos para toda a região”, avalia Rocha. Em dezembro último, o deputado representou o governador do Maranhão, Jackson Lago, em reunião realizada na sede da Embrapa, em Brasília/DF, para discutir o fortalecimento da cooperação técnica nas áreas de sementes e transferência de tecnologia entre a Empresa e aquele estado, que começa a se concretizar. Na ocasião, encontro foi coordenado pelos diretores-executivos da Empresa Kepler Euclides e Tatiana Deane de Abreu Sá.

Foto Embrapa

 

more keyword news on

seed processing equipment

 
 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved