News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Embrapa Trigo reforça a pesquisa sobre tolerância à seca

.

Brazil
June, 2008

Source: Notícia Nº 35/2008 Embrapa

Durante a semana de 17 a 20 de junho, pesquisadores de diferentes unidades da Embrapa estiveram reunidos na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) para discutir a elaboração de um projeto institucional abordando a tolerância à seca em cereais.

Resultados de pesquisa em trigo, obtidos em parceria com um programa internacional, foram apresentados pelos pesquisadores Walter Quadros Ribeiro Jr. e Ana Christina Sagebin Albuquerque. Ambos são pesquisadores da Embrapa Trigo e vinham trabalhando em integração com uma rede de fenotipagem estabelecida em diferentes locais do Brasil, onde linhagens e cultivares de diferentes espécies vegetais foram avaliadas quanto à resposta ao déficit hídrico.

Nesta reunião técnica, a Embrapa Trigo estava representada pelos dois pesquisadores já citados e por Gisele A. M. Torres, enquanto representante do grupo de trabalho constituído na unidade de Passo Fundo, em outubro de 2007. Sob a coordenação da Chefia de Pesquisa e Desenvolvimento e do Núcleo de Assessoria em Projetos (NAP), este grupo de trabalho reuniu pesquisadores de diferentes áreas – melhoramento genético, fisiologia vegetal, genética molecular, cultura de tecidos, solos - no intuito de se avaliar quais as implicações da pesquisa de tolerância à seca em trigo, visando à consolidação da triticultura no Cerrado brasileiro.

O Plano Qüinqüenal de Apoio à Triticultura espera que em 2012 a produção nacional de trigo responda por 60% do seu consumo, o que equivale a aumentar a produção para 7,1 milhões de toneladas. O Cerrado é responsável por apenas 6% da produção nacional de trigo, sendo que para sua condução em regime de sequeiro, a cultura carece de mais elementos que favoreçam sua competitividade.

Inicialmente, o grupo de trabalho assistiu a apresentações de colegas mais experientes e que tinham vivência de pesquisa com trigo nas condições do Brasil Central. Em seguida, foi feito o levantamento do estado da arte sobre a tolerância à seca em trigo. Em dezembro/2007, um documento foi elaborado, onde foram levantados os gargalos da pesquisa, assim como aspectos prioritários a serem abordados em projetos futuros.

As intenções de abordagens apresentadas pelo grupo de trabalho formado em Passo Fundo coincidiram, em muitos aspectos, com a visão do grupo de unidades mais experientes no tema (e que se reuniu em Sete Lagoas). Tal fato contribui para a integração de pesquisadores de Passo Fundo na elaboração de uma proposta institucional voltada para o estudo da tolerância à seca, considerando diferentes cereais.

Ao final do processo de articulação deste projeto - abordando o estudo das culturas de milho, sorgo, arroz e trigo em condições de restrição hídrica - a Chefia de P&D da Embrapa Trigo firma seu propósito de consolidar não mais um ‘grupo de trabalho’ e, sim, uma equipe multidisciplinar dedicada a reforçar os estudos conduzidos com trigo. O objetivo, a longo prazo, é o de geração de linhagens adaptadas às condições do Cerrado brasileiro, com maior tolerância ao déficit hídrico.

Nesta parceria, o enfoque da Embrapa Trigo é o da pesquisa aplicada, tendo como pano de fundo um estudo interdisciplinar.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved