News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Labex Estados Unidos trabalhará com instituição canadense

.

Brasil
June 30, 2008

O Labex Estados Unidos, laboratório virtual da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no exterior, começou a discutir os termos para colaboração científica com o Agriculture and Agri-Food Canada (AAFC). Entre as áreas de interesse para atuação conjunta está a de recursos genéticos e nove temas (confira abaixo cada um deles) já estão listados como prioritários.

Outra boa informação que chega de Beltsville (onde está a sede desta representação da empresa nos Estados Unidos) é a certeza de que ainda este ano deverá ser assinado um memorando de entendimento contemplando, além de projetos, o intercâmbio de estudantes. Uma minuta a respeito do assunto está elaborada e será encaminhada à análise das instituições envolvidas.

Segundo o coordenador do Labex EUA, Félix França, as definições dessa cooperação científica foram tomadas na segunda reunião do Comitê Consultivo em Agricultura Brasil-Canadá, realizada sob a coordenação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), esta semana. É possível que o memorando de entendimento seja assinado em setembro, quando está prevista a visita do presidente Luís Inácio Lula da Silva aquele país. “A sugestão é do conselheiro da Embaixada do Brasil no Canadá, Ernesto Araújo, considerando o interesse de o documento fazer parte da lista de compromissos do presidente”, observa Félix.

Quanto ao intercâmbio de estudantes brasileiros, o AAFC ofereceu a possibilidade de receber entre cinco e 10 candidatos de pós-graduação, em nível de Phd, por ano. Os programas de pesquisa seriam supervisionados por pesquisadores da Embrapa e do AAFC – que corresponde ao ministério de agricultura do Canadá. Os participantes cumpririam as exigências curriculares de cursos no Brasil e executariam as atividades de pesquisa em uma das 19 unidades do AAFC.

Os temas de interesse comum

  • acesso a recursos genéticos, intercâmbio de materiais e conservação;
  • práticas agrícolas para reduzir impactos do ambiente (com foco nas mudanças climáticas globais e no tema água);
  • desenvolvimento de culturas de cereais eficientes no uso de insumos (que contemplam componentes de recursos genéticos);
  • dinâmica de microorganismos de solo e rizóbio;
  • avaliação de impactos ambientais e sustentabilidade do agrossistema (por exemplo indicadores agrícolas e ambientais);
  • pós-colheita de frutas e hortaliças;
  • produção animal sustentável
  • tecnologias e processos para qualidade e segurança de alimentos;
  • pesquisa em rastreabilidade

Um pouco mais sobre o assunto

  • AAFC-Agriculture and Agri-Food Canada é o correspondente ao ministério da agricultura do Canadá.
  • Dele faz parte o AAFC's Research Branch - que pode ser entendido como Departamento de Pesquisa do AAFC, responsável pela coordenação da parte de ciência e inovação associada à agricultura no Canadá.
  • Conta com 600 pesquisadores e tem um total de 2.300 funcionários, distribuídos em 19 centros nacionais de pesquisa e a Sede.
  • Como a Embrapa, este departamento de pesquisa do AAFC atende prioridades nacionais estabelecidas pelo AAFC Science and Innovation Strategy (organizada e atendida por programas e serviços por meio de projetos de pesquisa).
  • Já existe colaboração em pesquisa agropecuária entre Embrapa e o AAFC e universidades canadenses, bem como de outras instituições brasileiras. 
 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved