News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Projeto tem produção de arroz vermelho biodinâmico

.

Brazil
February 29, 2008

A Embrapa Meio-Norte implantou, na Fazenda Mocó Agropecuária, no Município de Sousa, na Paraíba, um experimento que visa a produção de arroz vermelho orgânico / biodinâmico nas condições de várzeas.

A agricultura biodinâmica é uma prática criada em 1924, por Rudolf Steiner, que diferencia-se por ir além dos cuidados com a lavoura, destacando a influência da posição da lua, do sol e dos planetas sobre a vitalidade dos solos e das plantas.

A inserção da Embrapa Meio-Norte na agricultura biodinâmica se dá por meio do projeto “Desenvolvimento de cultivares para maior competitividade do negócio do arroz no Brasil” e visa a integração de esforços para a realização de pesquisa e transferência de tecnologia, referentes à cultura do Arroz Vermelho.

O trabalho começou em janeiro de 2008 e vai até dezembro de 2009. Dividido em duas ações de pesquisa, a primeira é a implantação de uma Unidade de Observação com cultivares de arroz vermelho visando a produção no sistema orgânico/biodinâmico.

Foram plantadas sementes de duas cultivares fornecidas pela Embrapa Meio-Norte (‘MNA PB 0405’ e ‘MNA CH 0501’ ) e uma terceira, tradicionalmente cultivada no Vale do Piancó, no Estado da Paraíba (Vermelho Tradicional), região considerada pelo pesquisador da Embrapa Meio-Norte, José Almeida Pereira, como o refúgio do arroz vermelho cultivado no Brasil.

A segunda ação prevê a introdução e avaliação de uma coleção de linhagens e cultivares de arroz vermelho (15 linhagens/cultivares), em regime de irrigação com lâmina d’água controlada, no sistema orgânico/biodinâmico, preliminarmente preconizado pela Mocó Agropecuária, para identificação daquelas com maior adaptabilidade ao sistema.

Ao final do projeto deverá ser lançada, comercialmente, pelo menos uma cultivar de arroz vermelho com alto potencial genético de produção e adaptada ao sistema orgânico/biodinâmico da Mocó Agropecuária.

Novas linhagens

De 18 a 20 de fevereiro, o pesquisador José Almeida Pereira, coordenador do plano de trabalho, visitou a Mocó Agropecuária e participou de uma reunião com Pierre Landolt, presidente da empresa que já trabalha com agricultura e pecuária biodinâmica há mais de 10 anos.

“O arroz está se desenvolvendo bem e essa é uma oportunidade para avaliarmos o comportamento das novas linhagens de arroz vermelho que estão sendo geradas pela Embrapa no sistema de agricultura biodinâmica”, destaca Almeida.

O produtor de arroz biodinâmico, em Sentinela do Sul – RS, João Volkmann, que também é grande conhecedor das teorias de Rudolf Steiner, estava presente na reunião para orientação à equipe formada pelos técnicos Didier Jean, Manuel Zacarias de Lima Neto, Paulo Rogério de Freitas e Alexandre Muniz Siqueira de Souza, sobre o desenvolvimento específico de manejo biodinâmico para esta região.

Também participaram do encontro os agrônomos Euzeli Cipriano dos Santos, da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa) e José Bezerra de Araújo Filho, da Emater – PB.

Agricultura biodinâmica

A Agricultura Biodinâmica tem como conseqüência natural a renovação do manejo agrícola, a preservação do meio ambiente e a produção de alimentos realmente condignos ao ser humano.

Visa ainda a integração de todos os elementos ambientais agrícolas como culturas do campo e da horta, pastos, fruticulturas e outras culturas permanentes, florestas, mananciais hídricos e várzeas etc.

O manejo biodinâmico dos tratos culturais agrícolas e o uso de preparados incrementam e dinamizam a capacidade intrínseca da planta a ser produtora de nutrientes, seja por mobilização química, transmutação ou transubstanciação do mineral morto ou por harmonização e adequação na reciclagem das sobras da biomassa produzida. Preparados que simultaneamente apóiam a planta a ser transmissor, receptor e acumulador do intercâmbio da Terra com o Cosmo.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved