News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Canola: oportunidades para o Brasil

.

Brazil
March 5, 2008

O mercado para a canola cresce rapidamente na América Latina. A previsão para a safra 2008 é a produção de 74 mil toneladas de óleo de canola, para um consumo de 84 mil toneladas. No farelo, a produção está em 111 mil toneladas frente a um consumo potencial de um milhão de toneladas. A demanda da cultura ainda não considerou o avanço dos biocombustíveis, que abrem novos horizontes para a oleaginosa no Brasil. Os números chamaram a atenção dos técnicos que participam do Curso de tecnologia de produção de canola, que aconteceu nos dias 4 e 5, na Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS).

A canola é uma oleaginosa de inverno que concorre com culturas como o trigo e o milho safrinha na América Latina. A área plantada, com início da semeadura previsto para abril/maio, está estimada em 130 mil hectares distribuídos nos principais países produtores: Paraguai (60 mil ha), Brasil (50 mil ha) e Argentina (20 mil ha). Com produtividade média de 1.400 kg/ha, o volume total de grãos esperado é de 195 mil toneladas.

O principal uso da canola está na alimentação humana, com o óleo considerado alimento funcional, indicado por médicos e nutricionistas, em razão dos benefícios na redução dos níveis de colesterol e doenças coronárias, que valoriza o produto no mercado consumidor. Internacionalmente, os grãos de canola têm preço semelhante aos de soja em Roterdã, e no Brasil a compra é garantida por várias indústrias de óleo. Nas regiões Sul e Centro-oeste do Brasil e no Paraguai, vários produtores têm colhido em torno de 30 sacas/ha (1.800 kg/ha), com custos variáveis de 12 sacas/ha (720 kg/ha). O aprimoramento tecnológico e o conhecimento dos produtores no manejo da cultura têm contribuido para elevar os rendimentos com potencial para 4.500 kg/ha.

Biodiesel com canola

De acordo com o pesquisador da Embrapa Trigo, Gilberto Tomm, atualmente existem mais de 250 diferentes cultivos no mundo que podem ser usados no biodiesel: “O importante é avaliar o conhecimento disponível sobre cada cultura, como o suporte da pesquisa e o valor comercial”.

No Brasil, a política do Governo no incentivo aos biocombustíveis posicionou a soja como “grão de ouro” na última safra e agora abre espaço para outras alternativas de oleaginosas. Conforme o Diretor Comercial da BSBios, principal indústria de biodiesel instalada no RS, Erasmo Batistella, hoje existem 52 empresas produzindo biodiesel no Brasil, mas nenhuma está autorizada a exportar. “Para atender as normas internacionais de qualidade, precisamos acrescentar biodiesel de canola no biodiesel produzido a partir da soja. Isto nos coloca o desafio de implantar um projeto energético com preço, qualidade e garantia de suprimento também para a canola”, esclarece Batistella, lembrando que atualmente o mercado brasileiro de biodiesel está em 840 milhões de litros, demanda que deve crescer ainda mais nos próximos anos. “O Brasil tem potencial para assumir o posto de maior produtor mundial de biodiesel”, conclui Batistella.

 

Tecnologia de produção de canola é tema de curso

Divulgar as tecnologias apropriadas à produção de canola é o objetivo do curso que a Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS) está promovendo nos dias 4 e 5 de março. A programação prevê palestras e aulas práticas sobre os mais diversos aspectos que envolvem a cultura. O curso é destinado a profissionais de assistência técnica e empresas de fomento.

De acordo com o pesquisador Gilberto Tomm, coordenador do evento, o mercado do óleo de canola cresce rapidamente no mundo. No Brasil, o incentivo à produção do biodiesel, até o momento centralizado na soja, abre espaço para o crescimento de outras oleaginosas como a canola, que apresenta teor de oléo em 38%, enquanto a soja atinge 20%.

Entre os assuntos abordados pelo curso estão questões de mercado (com especialistas em grãos, óleo e biodiesel), políticas públicas de incentivo, experiência do Paraguai no cultivo, sistemas de produção (época de semeadura, densidade, espaçamento), riscos climáticos, herbicidas, adubação, insetos polinizadores e pragas, híbridos, colheita e regulagens de máquinas.

A inscrição é gratuita, mas limitada a profissionais da área. Cerca de 60% das vagas já estão preenchidas. O local é a Embrapa Trigo, com inscrições das 8h às 9h, quando inicia a programação técnica. Informações através do telefone (54) 3316-5927. A promoção é da Embrapa Trigo junto com BASF, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
 
Foto divulgação canola
crédito Embrapa Trigo
 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved