News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Brasil: Curso destaca a canola no sistema de produção

.

Brazil
March 7, 2008

As vantagens e os desafios no cultivo da canola marcaram o Curso de tecnologia de produção de canola, que aconteceu nos dias 4 e 5, na Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS). A adaptação da oleaginosa trazida de países frios permite a rotação com outras culturas de inverno e favorece os cultivos de verão, como soja e milho.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Trigo, Gilberto Tomm, a canola é a cultura mais indicada para preceder o milho, atuando na quebra do ciclo de doenças. Na soja, o aproveitamento do residual dos adubos garantem maior rendimento e redução dos custos de produção. “Estudos mostraram que o milho absorve melhor o nitrogênio deixado pela canola”, afirma Tomm. Segundo o pesquisador, devido ao tamanho diminuto da semente de canola, a orientação técnica é semear a canola, preferencialmente, na resteva de soja, já que o maior volume de palha deixado pelo milho pode dificultar o contato das sementes com o solo.

Na rotação com outras culturas de inverno, resultados de pesquisa mostram que a canola contribui para que o trigo semeado no inverno seguinte apresente rendimentos até 20% superiores e tenha melhor qualidade pela menor incidência de doenças que pode, inclusive, resultar na redução do uso de fungicidas.

Exemplo do Paraguai

Assim como no Brasil, o Paraguai apresenta constante evolução na área semeada: em 1996 o país desenvolvia a canola em 300 ha; em 1999, a oleaginosa ocupava 4.000 ha; e para 2008 a demanda de sementes deve cobrir 60 mil ha. Segundo o agrônomo Nilson Osterlein, da COPRONAR, cooperativa situada em Santa Rita, o produtor paraguaio planta trigo, milho e canola na mesma época com o objetivo de dividir riscos. “Não vemos as culturas como concorrentes, mas como complementares. Investimos na rotação das áreas de cultivo para otimizar os nutrientes deixados pelas culturas”, explica Nilson.

No Paraguai, o zoneamento agroclimático (estudo que orienta sobre a melhor época de plantio em diferentes regiões do país) já está definido, indicando que a cultura se adapta bem em diversas regiões climáticas. “Mantemos estudos constantes para acompanhar as mudanças climáticas que se mostram cada vez mais instáveis”, esclarece Nilson e desabafa: “O que dizer ao produtor? Se esfria cedo, plante mais cedo. Se o calor persistir, atrase um pouco o estabelecimento da lavoura”.

Tropicalização da canola

Nas principais regiões produtoras (China, India, Canadá, Austrália e União Européia) , a canola é cultivada entre 55 e 35 graus de latitude. No Brasil, a adaptação da cultura permite produzir canola no Rio Grande do Sul a 30 graus de latitude. A tropicalização da canola está sendo desenvolvida pela Embrapa em Goiás e Minas Gerais a latitude de 17 graus, um trabalho de pesquisa inédito na produção mundial. “A canola é uma cultura com grande potencial na expansão do agronegócio brasileiro, adequada como cultura de safrinha na produção de grãos no Brasil Central”, explica Gilberto Tomm.

A resistência ao déficit hídrico é outra vantagem da canola brasileira: num experimento no Mato Grosso do Sul, a canola completou o ciclo vegetativo com 95mm de precipitação.

Híbridos disponíveis

Em quase toda a área de cultivo de canola na América do Sul são semeados híbridos importados, com sementes trazidas principalmente da Austrália e Nova Zelândia. Atualmente, o produtor conta com seis híbridos disponíveis, sendo os mais plantados Hyola 401, Hyola 61 e Hyola 432 e Hyola 60. Novos híbridos com características muito promissoras estão em fase final de avaliação pela pesquisa brasileira. “O alto custo para o desenvolvimento de uma cultivar é entrave para a geração de um híbrido brasileiro. A justificativa para o investimento tem relação direta com a área plantada, ou seja, precisamos aumentar a demanda pela semente para alavancar o aporte à pesquisa nacional”, finaliza o pesquisador Gilberto Tomm.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved