News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Milhos especiais garantem renda extra

.

Brazil
March 12, 2008

O bom momento vivido pelos produtores de milho no Brasil, impulsionado, entre outros fatores, pelo aumento na produção em mais de 5% em relação à colheita anterior e pelas boas condições climáticas que podem consolidar a atual safra como uma das maiores da história do país, vem provocando reações positivas em um segmento que até então vivia à margem dos produtores de milho em grão: os produtores de milhos especiais.

Nas formas de milho verde, seja cozido, assado ou pamonha, o mercado já sinaliza oportunidades para quem aposta no tamanho em miniatura do milho. “A versatilidade que o minimilho permite, seja no seu uso em saladas, em sopas, misturado no arroz ou em massas, em cozidos de legumes ou de carnes e grelhados em azeite como guarnição, tem provocado a abertura de um novo nicho de mercado, que já começa a ser explorado por restaurantes finos, por exemplo”, explica Valéria Aparecida Vieira Queiroz, pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo.

Composto quase que em sua totalidade por água, o minimilho tem o diferencial de possuir menor valor calórico se comparado ao milho comum. É considerado uma hortaliça pelos cuidados que exige. Depois de colhido, deve ser imediatamente acondicionado em temperaturas que permitam sua conservação, entre 5º e 10º C.

De importador – a maioria do minimilho consumido no Brasil vinha da Tailândia –, o produto vem ganhando adeptos entre os produtores rurais, principalmente os que utilizam mão-de-obra familiar; hoje o país já é auto-suficiente em produção. E a receita é certa: os maiores consumidores são das classes A e B.

Para produzir minimilho, adianta o pesquisador Israel Alexandre Pereira Filho, também da Embrapa Milho e Sorgo, é necessário um cuidado especial na colheita. “O produtor deve visitar a lavoura todos os dias, pois o ponto de colheita é determinado pela emissão dos cabelos na espigueta. Dois dias depois de aparecerem, está na hora de colher”, diz Israel. No verão, o minimilho é colhido em até 45 dias, dependendo da precocidade da cultivar escolhida. No inverno, a colheita demora um pouco mais, chegando a até 75 dias. Acertar o dia da colheita é determinante, segundo ele. “O minimilho é a própria espigueta do milho de 4 a 12cm antes da polinização. Se for polinizado, perde-se o valor comercial”, completa.

O pesquisador adianta que trabalhos de melhoramento desenvolvidos por pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estão em busca de uma cultivar específica de minimilho, de olho nas exigências de mercados consumidores.

“Qualquer cultivar que suporte alta densidade de plantio pode ser usada para a produção de minimilho. No entanto, os países da União Européia, principais importadores, têm preferência por cultivares de milho doce, que são mais saborosos e tenros”. Segundo Israel, uma das cultivares com a tecnologia Embrapa que mais tem atendido às exigências do mercado é a variedade BR 106, uma das mais plantadas no país.

MERCADO PROMISSOR

Em Minas Gerais, de acordo com o pesquisador Israel Filho, o produtor recebe até R$ 3 por quilo de minimilho minimamente processado. Se já processado em conserva, o valor sobe para R$ 5. Outro atrativo de uma lavoura de minimilho é a economia de insumos. “O custo de produção é menor se compararmos ao cultivo de milho em grão, já que a ocorrência de pragas e doenças é atenuada pela exigência de uma colheita mais precoce”, afirma.

Para Mário do Amaral Filho, produtor de milho na região de Ribeirão Preto-SP e que vem estudando o plantio de uma lavoura de minimilho para exportação, o empresário deve estar atento às exigências dos países importadores. “O contrato é muito minucioso e as exigências em relação à sanidade, à qualidade e ao armazenamento fará com que os produtores busquem um nível de excelência bastante elevado. Devemos nos adequar para que possamos apresentar competitividade”, resume.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved