News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Brasil: Agricultores nordestinos recebem sementes

.

Brazil
March 20, 2008

Ao longo do mês de março, mais de 80 mil famílias nordestinas foram beneficiadas com a distribuição de sementes de milho e feijão desenvolvidas pela Embrapa.

A ação integra o programa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a partir de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A coordenação do trabalho de multiplicação das sementes e treinamento dos agricultores é feita pelo Escritório de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia, localizado em Petrolina/PE. 

Foram entregues 700 mil quilos de sementes de milho e 187 mil quilos de feijão a famílias dos estados do
Ceará, Piauí, Paraíba e Alagoas. As sementes foram produzidas por cerca de 30 agricultores familiares, inclusive dos assentamentos da reforma agrária Carlos Lamarca, em Sergipe, e Mansueto de Lavor, em Pernambuco. A Embrapa investiu R$ 1,4 milhão na multiplicação das sementes e na confecção de cartilhas para orientação ao produtor.

Segundo o gerente do Escritório de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia, Lázaro Eurípedes, o programa com o MDA é destinado a agricultura familiar, por isso as sementes são produzidas por pequenos produtores para beneficiar outros que ainda não tem condições de produzir em quantidade suficiente para atender suas necessidades. “O importante é dividir a produção, socializar o recurso”, diz.

Para João Marcelo Intini, coordenador do programa de sementes da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF/MDA), a importância do convênio, “é o fato de possibilitar aos agricultores do Nordeste, especialmente do sertão, o acesso à semente de qualidade. Esse é o diferencial desse programa”, explicou.

Segundo o gerente geral da Embrapa Transferência de Tecnologia, José Roberto Rodrigues Peres, o objetivo da parceria Embrapa/MDA é aumentar a produtividade dos agricultores familiares por meio do uso de novas tecnologias, num trabalho que associa produção e distribuição de sementes, transferência de tecnologia e capacitação.

Entre abril e maio, serão colhidas cerca de mil toneladas de sementes para o atendimento ao programa na próxima safra. A exemplo do que ocorreu em março, a distribuição junto aos agricultores será feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e prefeituras das regiões atendidas.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved