News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Brasil: Parcerias vão gerar novos materiais

.

Brasília, Brasil
May 20, 2008

A Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) fechou os primeiros contratos da Unidade com base na Lei de Inovação Tecnológica. A cooperação será realizada com as empresas de semente Agrocinco e Hortivale para o desenvolvimento de quatro cultivares: dois híbridos de tomate – um do tipo longa-vida e outro tipo italiano, uma abóbora do tipo italiano e uma cultivar de feijão-de-vagem de crescimento indeterminado.

De acordo com o chefe-geral da Embrapa Hortaliças, José Amauri Buso, as empresas terão exclusividade sobre a comercialização dos materiais durante dez anos e pagarão royalties à Embrapa. Segundo ele, as companhias vão auxiliar no desenvolvimento dos novos materiais, inclusive com o aporte de recursos financeiros e de germoplasma.

Para Luiz Jorge da Gama Wanderley Junior, diretor da Hortivale, essa parceria é um marco para as empresas nacionais de semente. “A partir de agora, com o apoio da Embrapa e a certeza que poderá investir em produtos novos, as empresas nacionais poderão desenvolver uma nova gama de produtos que atendam as necessidades de mercado.” Ele destaca que os acordos são vantajosos para ambas as partes. De um lado, o pagamento dos royalties para a Embrapa vai garantir investimentos em pesquisa e, do lado das empresas, serão gerados produtos de qualidade e que atendam as necessidades do mercado consumidor.

Por sua vez, Luís Carlos da Silva Galhardo, diretor da Agrocinco, afirma que essa parceria deve fazer o produtor pagar menos pelas sementes, uma vez que boa parte delas é importada. Para ele, também serão criadas oportunidades para que agricultores se especializem na produção desse insumo, através de trabalho terceirizado com a Agrocinco.

Na opinião de José Amauri Buso, nos próximos anos, a Embrapa Hortaliças terá, cada vez mais, acertos dessa natureza, baseados na Lei de Inovação Tecnológica. “A Lei de Inovação criou um ambiente diferenciado, que permite que nós trabalhemos com a empresa numa parte anterior à finalização da cultivar.” Ele explica que, anteriormente, os contatos com as companhias de semente eram realizados apenas após o desenvolvimento dos materiais.

Isso muitas vezes dificultava a entrada dos novos produtos no mercado. “Agora, nós vamos colocar no mercado um material que a empresa tem o maior interesse em divulgar, uma vez que é para atender uma demanda que ela identificou. No futuro, especialmente na área de Melhoramento Genético, boa parte dos novos materiais será baseado nesse novo modelo.”

Para Leonardo Boiteux, pesquisador em Melhoramento Genético da Embrapa Hortaliças, além de garantir a ampliação da presença de produtos da Unidade no mercado, esse tipo de parceria vai gerar uma otimização de recursos e esforços, uma vez que haverá uma demanda dirigida por parte das empresas, que estão em contato direto com o produtor.

Por outro lado, as companhias de sementes vão reduzir sua dependência de materiais importados, com a geração de novas cultivares e com investimentos relativamente baixos. “No segmento de hortaliças, o número de espécies e variedades é muito grande, dificultando que as empresas de sementes desenvolvam pesquisas que abranjam todas as espécies que trabalha, pois necessitaria ter um corpo técnico numeroso e qualificado, o que é muito difícil, principalmente para as empresas menores”, destaca Wanderley Junior.

Luís Galhardo explica que o custo de montagem de um programa de melhoramento de hortaliças é extremamente elevado, requerendo gastos enormes em laboratórios e pessoal altamente qualificado. Por isso, destaca a importância da parceria com a Embrapa Hortaliças. “A assinatura de contratos dentro do âmbito da Lei de Parceria Público Privada possibilita que a Agrocinco possa desenvolver com a Embrapa Hortaliças materiais de altíssima qualidade, comparáveis aos que atualmente a Agrocinco importa de companhias multinacionais.”

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved