News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Planta invasora é o principal problema no início da safra de soja

.

Brazil
November 3, 2008

Nesta fase de implantação da nova safra de soja no estado do Paraná, equipes de pesquisadores da Embrapa Soja e profissionais da assistência técnica identificam a presença da Conyza sp, uma planta daninha conhecida por Buva ou Voadeira, como o principal problema no início do plantio.

Nos últimos três anos, a população desta espécie aumentou muito, em quantidade e abrangência; atingindo desde o sudoeste do Paraná, passando pela região central, chegando até o norte do estado. A invasora já está disseminada no sul do país e também já está presente no centro-oeste do país e até mesmo no Paraguai.

Outro agravante é o fato de existirem plantas com maior tolerância ou resistência ao glifosato, dificultando o tratamento das áreas atingidas. Assim, para melhor orientação do produtor, recomenda-se o contato com profissionais da assistência técnica, para que os fatores que influenciam o sucesso do controle químico - como as condições climáticas, estádio de evolução e condições de desenvolvimento da invasora - possam ser avaliados corretamente.

O pesquisador da Embrapa Soja, Fernando Adegas, salienta a importância do manejo adequado e do cuidado com as áreas a serem cultivadas, “o simples fato de deixar uma boa cobertura (palhada) da cultura de inverno, como trigo ou a aveia, diminui consideravelmente a germinação da Buva”. Também é importante que, quando constatada a presença da planta invasora, o controle químico seja iniciado o quanto antes, “a planta deve ter no máximo 10 centímetros já que, após essa fase, a eficiência dos herbicidas no controle da invasora diminui”, reforça.

O cuidado deve existir mesmo quando são encontradas poucas invasoras na área, Fernando Adegas sugere que nesses casos seja feita a “catação”, através da capina manual, dos exemplares encontrados. Esse método também deve ser utilizado após o tratamento da área, caso algumas plantas ainda resistam. Assim, o produtor evita que a quantidade de plantas invasoras seja muito maior na safra seguinte.

“Se há uma certeza sobre o produtor que não controlar a Buva logo no início é de que ele gastará muito mais”, alerta o pesquisador. Em casos extremos, o custo para o controle da planta tem chegado ao equivalente a sete sacas de soja por hectare.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved