News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Recursos genéticos de cereais de inverno

.

Brazil
November 21, 2008

Os programas de melhoramento genético vegetal estão constantemente à procura de características que confiram resistência/tolerância a estresses bióticos e abióticos para que possam ser agregadas às cultivares e então disponibilizadas aos agricultores. Para que essa busca alcance sucesso é fundamental a disponibilidade de fontes de variabilidade genética, ou seja, genótipos nos quais possam ser potencialmente encontradas estas características. Os potenciais portadores de genes que podem conferir características de interesse abrangem um extenso número de genótipos, incluindo os originados: localmente, em outras localidades no país e em outros países, além das espécies afins, aparentadas à espécie alvo. Todos esses genótipos são os denominados recursos genéticos e consistem na matéria-prima essencial dos programas de melhoramento.

No mundo, considerando todas as espécies, estima-se que existam conservados nos bancos de germoplasma em torno de seis milhões de acessos. No Brasil, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília, DF, conserva, a longo prazo, a coleção base com aproximadamente 104 mil acessos das mais diferentes espécies. Além disso, existe uma rede de Bancos Ativos de Germoplasma distribuídos pelo país que têm, além de outras funções, a de fornecer variabilidade útil aos programas de melhoramento genético.

No Centro Nacional de Pesquisa de Trigo (Embrapa Trigo), Passo Fundo, RS, estão localizados os Bancos Ativos de Germoplasma de trigo, centeio, aveia, cevada e triticale. O banco de germoplasma com maior número de acessos conservados é o de trigo, no qual, atualmente, ultrapassam 12 mil genótipos, incluindo um expressivo número de espécies aparentadas ao trigo (gêneros: Triticum, Aegilops, Agropyron, Elymus, Elytrigia e Leymus).

Na Embrapa Trigo, a estrutura física dos bancos de germoplasma foi recentemente reformada com novas instalações e equipamentos incluindo câmara fria, sala para documentação e sala para caracterização. As principais atividades desenvolvidas com recursos genéticos na Embrapa Trigo envolvem: coleta - busca de novos genótipos com a função de enriquecer a variabilidade genética disponível aos programas de melhoramento; intercâmbio - recebe e envia amostras de acessos para instituições nacionais e internacionais; conservação – são conservados em temperatura e umidade controlada mais de 12 mil acessos de trigo, aveia, centeio, cevada e triticale; caracterização - utiliza caracteres morfológicos, moleculares e citogenéticos, visando conhecer a amplitude da variabilidade presente no germoplasma conservado; avaliação - visa identificar no germoplasma conservado novas fontes de resistência/tolerância a estresses bióticos e abióticos para que possam ser utilizadas no programa de melhoramento genético. Todas essas atividades são realizadas utilizando métodos tradicionais apoiados por ferramentas biotecnológicas como marcadores moleculares, citogenética e bioinformática.

Sandro Bonow, Pesquisador Embrapa Trigo

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved