News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Produção orgânica será debatida em seminário na Embrapa

.

Brazil
October 6, 2008

De 1º a 3 de outubro, a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) sediará o XI Seminário Mineiro sobre Produção Orgânica. Promovido em conjunto com a UFV (Universidade Federal de Viçosa), a Emater-MG e a Epamig, o evento destina-se a agricultores, extensionistas rurais, pesquisadores, estudantes, consumidores em geral e outros interessados na área.

O seminário pretende debater as tecnologias e os procedimentos que sustentam a produção orgânica. De acordo com a organização do evento, o evento promove debates de temas da produção animal, da produção vegetal e do processamento familiar de alimentos: "são focalizados os procedimentos de manejo ecológico e sustentável, práticas do cultivo agrícola e da criação animal, assim como a racionalização do uso da propriedade, além das estratégias que possam favorecer a sobrevivência das gerações futuras".

Em 2008 em sua décima primeira edição, o evento aconteceu em diferentes cidades. Começou em 1998 em Viçosa, com os participantes em sua maioria da UFV. No ano seguinte, aconteceu em Florestal; Caeté recebeu a terceira edição do evento. Em 2001, Belo Horizonte foi a sede; a quinta edição foi em Cachoeira do Campo. Congonhas recebeu a sexta edição, em 2003. O sétimo evento foi em Barbacena; em 2005, Montes Claros sediou as discussões. A nona edição aconteceu em Pedralva em 2006 e, no ano passado, a décima edição foi em Rio Pomba.

No Brasil, a produção orgânica está regulamentada por instrumentos legais que orientam os produtores rurais e dão segurança aos consumidores. A produção orgânica não utiliza agrotóxico e "é considerada o sistema mais evoluído, humano e ecológico de produzir alimentos em razão de não intoxicar o produto rural, não poluir o solo e a água, não gerar alimentos com resíduos prejudiciais e não causar dependências ao produtor", segundo a organização do evento.

O coordenador do seminário é o professor Vicente Casali, da UFV, que também coordena desde 1999 os seminários brasileiros sobre homeopatia na agropecuária orgânica. Mais informações, inclusive a programação, podem ser conseguidas no endereço www.cnpms.embrapa.br/organica, pelo vwcasali@ufv.br ou pelo (31) 3899-1131. O pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo José Carlos Cruz é o presidente da comissão organizadora do seminário. O evento tem o apoio da Comissão da Produção Orgânica em Minas Gerais.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved