News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Produtores do Pará têm informações sobre feijão-caupi

.

Brazil
September 15, 2008

No município paraense de Tracuateua será realizado na manhã desta sexta-feira (19) um dia de campo voltado à transferência de tecnologias para produção do feijão-caupi, cultura com agronegócio em franca expansão no Estado do Pará.

O Pará é o maior produtor de feijão-caupi da região Norte, mas a imensa maioria (cerca de 90%) dos grãos plantados no Estado é consumida fora dele, especialmente no Nordeste brasileiro. E isso não acontece por acaso: o feijão-caupi é a espécie de leguminosa comestível que se torna inseparável do arroz no prato típico nordestino baião-de-dois, também consumido em outras regiões do País mas em menor escala que no Nordeste.

Tracuateua é município da região Bragantina, na qual se concentra o pólo produtivo do grão no Pará. Durante o evento (na área de produção da Agropecuária Milênio, Ramal Braço Grande, Vila Fátima), especialistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, juntamente com os produtores-parceiros da Embrapa na pesquisa com a leguminosa, vão se encarregar de fazer explanações sobre os diferentes aspectos da pesquisa e os impactos gerados com os avanços tecnológicos introduzidos no agronegócio do feijão-caupi.

O pesquisador Francisco Rodrigues Freire Filho, da Embrapa Meio-Norte (Teresina/PI), que estará em Tracuateua, é especialista em melhoramento genético do feijão-caupi e o centro da Embrapa onde desenvolve pesquisas nessa linha é referência nacional e mundial no trabalho com a leguminosa.

A Embrapa Amazônia Oriental (Belém/PA), por sua vez, “tem sido parceira da Embrapa Meio-Norte no sentido de fazer os experimentos nos campos paraenses e validar as pesquisas para que as novas cultivares possam ser recomendadas de acordo com as particularidades agrícolas regionais”, explica o pesquisador Manoel da Silva Cravo, responsável por experimentos com feijão-caupi no Pará.

Nas quatro estações demonstrativas do dia de campo, o público receberá informações sobre melhoramento genético (por Francisco Freire Filho), avaliação de linhagens promissoras (por Altevir Lopes, pesquisador responsável também pela organização do evento), manejo da fertilidade do solo (por Manoel Cravo) e variações no modelo produtivo Sistema Bragantino, no qual um dos componentes é o feijão-caupi.

HISTÓRIA DE INOVAÇÕES – A parceria entre a Embrapa Amazônia Oriental e a Embrapa Meio-Norte resultou, nos últimos anos, no lançamento de cultivares com porte moderno, maturidade mais uniforme e grãos de ampla aceitação comercial, informam os especialistas. A BRS Novaera, por exemplo, lançada em 2007, é considerada uma tecnologia agrícola com diferencial marcante para o cultivo do feijão-caupi no Brasil. "A colheita dos grãos da Novaera pode ser totalmente mecanizada. É uma cultivar adequada para agricultores empresariais mas também recomendada para agricultores familiares, porque as vagens da leguminosa maturam na mesma época, permitindo colheita de uma só vez por meio do arranquio manual ou do corte das plantas”, salienta o pesquisador Francisco Freire.

As variedades Milênio e Urubuquara, lançadas em 2005, marcaram época porque há 20 anos não havia lançamentos de cultivares de feijão-caupi recomendadas à região e por isso se tornaram símbolo dos avanços tecnológicos conquistados com o esforço conjunto da pesquisa e do setor produtivo regional. “E isso foi fruto de uma demanda vinda dos próprios produtores da região Bragantina, que procuraram a Embrapa por volta do ano 2000 e se mantêm parceiros nas pesquisas até hoje”, relembra o pesquisador Manoel Cravo.

Quanto ao Sistema Bragantino, lançado também em 2005, é um modelo produtivo (para agricultura familiar e empresarial) que alia a técnica do plantio direto ao cultivo da mandioca, feijão-caupi, milho e arroz em rotação e consórcio. De acordo o pesquisador Manoel Cravo, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, outras culturas estão sendo incorporadas ao sistema e algumas dessas inovações, com resultados já disponíveis, vão ser apresentadas ao público do dia de campo pelos produtores Benedito Dutra Luz Souza e Francisco Douglas Rocha Cunha.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved