News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
“Ponto final” nos danos causados por lagartas às culturas agrícolas no Brasil - Inseticida biológico, que será lançado durante a VI Ciência para a Vida, é certificado para uso em agricultura orgânica

.

Brasília, Brasil
September 22, 2008

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vai colocar um “ponto final” nos ataques de lagartas às culturas agrícolas no Brasil. Amanhã, dia 23 de setembro, às 15h30, durante a abertura oficial da VI Ciência para a Vida, no auditório José Irineu Cabral do Edifício Sede da Embrapa, será lançado o “Ponto.Final.”, um inseticida totalmente biológico capaz de controlar essas pragas, sem fazer mal à saúde humana, de animais e ao meio ambiente.

O bioinseticida foi desenvolvido em parceria entre a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a empresa Bthek Biotecnologia (DF) e é capaz de controlar diversas lagartas que atacam culturas agrícolas, entre as quais, destacam-se: a lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis); lagarta das hortaliças (Plutella xylostella), também conhecida como traça das crucíferas; e a lagarta do cartucho do milho (Spodoptera frugiperda).

O “Ponto.Final.” foi desenvolvido a partir de uma bactéria denominada Bacillus thuringiensis (Bt), amplamente utilizada em programas de controle biológico de pragas em todo o mundo, que é específica contra as lagartas e, portanto, inofensiva à saúde humana e ao meio ambiente. Com apenas um litro por hectare, o produto é capaz de matar as lagartas-alvo, preservando insetos benéficos ao ambiente, como as “joaninhas” e as “tesourinhas”, que também são eficientes como predadoras de lagartas e pulgões.

Além disso, o novo inseticida biológico traz ainda uma característica bastante interessante, como explica a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Rose Monnerat: a certificação para uso em agricultura orgânica.

Banco conserva bactérias benéficas

As estirpes da bactéria utilizadas no desenvolvimento do produto fazem parte do Banco de Bacilos Entomopatogênicos (bactérias específicas para insetos) da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que contém mais de 2.300 variedades de bactérias benéficas usadas como agentes de controle biológico.

Essas bactérias ocorrem naturalmente no solo e produzem uma proteína, conhecida como cristal, que mata muitos insetos, principalmente lagartas e besouros. A proteína age no intestino das larvas dos insetos que comem as folhas tratadas com Bt. Os esporos da bactéria penetram no corpo, germinam e matam a larva por infecção generalizada.

Parceria que dá frutos

Esse é o terceiro produto biológico fruto da parceria entre a Embrapa Recursos Genéticos e a Bthek Biotecnologia. O primeiro, Sphaerus SC, foi lançado em 2004 para controlar o mosquito da malária e o pernilongo, ou mosquito urbano, e o segundo foi o Bt-horus, em 2005, para combater o mosquito transmissor da dengue e os borrachudos. Ambos já estão no mercado e sendo utilizados com sucesso em várias regiões brasileiras.

Cláudio Bezerra

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved