News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Avanços do programa de melhoramento de trigo

.

Brazil
April 1, 2009

As cultivares de trigo pesquisadas e desenvolvidas pela Coodetec já ocupam 25% da área cultivada no País. Uma a cada quatro sacas de semente legal plantadas no Brasil levam a marca da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola.

Neste artigo, os pesquisadores Francisco de Assis Franco (gerente da Área de Melhoramento de Trigo) e Volmir Sérgio Marchioro, contam detalhes do Programa de Melhoramento de Trigo, que vem rendendo importante contribuição à consolidação da triticultura nacional, através especialmente de cultivares melhoradores, de alta produtividade e qualidade industrial.

“As estratégias do programa de melhoramento de trigo são direcionadas para atender as necessidades dos diferentes ambientes, de regiões quentes e frias, onde é cultivado trigo. O desenvolvimento de cultivares com um mecanismo que responda diretamente a graus-dias é a fonte de obtenção de cultivares de ampla adaptação, que podem ser utilizados em vários estados do Brasil e, também, nos países vizinhos.

A base do programa está alicerçada para alto potencial de rendimento de grãos e qualidade industrial, para atender o principal requisito do produtor e da indústria. As características mais trabalhadas, que complementam estes cultivares, são a adaptação ampla, tolerância às doença, baixa estatura de planta, resistência ao acamamento, tolerância a estresse hídrico e tolerância a germinação na espiga.

Populações segregantes

Em razão do número de características que precisavam ser melhoradas houve necessidade de aumentar o número de cruzamentos para gerar maior número de linhagens. A vantagem será aumento da variabilidade genética do programa de trigo, tornando viável e competitivo por muitos anos. Este direcionamento para a obtenção de cultivares de alto potencial de rendimento, com melhor nível de resistência, vai possibilitar aumentar a produtividade e reduzir os custos de produção.

Obtenção anual de novas linhas fixas

O incremento de populações possibilitou aumento do número de linhas fixas selecionadas. Este procedimento possibilitou gerar em torno de 1000 linhas, por ano, para cada região (quente e fria). Esta grande variabilidade vai possibilitar a seleção de maior número e melhores cultivares para avaliação nas diferentes regiões do Brasil. Esta estratégia deu oportunidade de identificar realmente cultivares com melhores características, melhor adaptação e maior potencial de produtividade.

Diferencial para qualidade industrial

A identificação das cultivares com qualidade industrial diferencial, está voltada para gerar padrões específicos, para atender as necessidades do mercado interno, mas com visão de exportação.

Identificação dos trigos com cor branca da farinha, acima do padrão do mercado, chamados trigos branqueadores. A obtenção de trigos brandos, para a produção de bolachas, bolos e biscoitos, através da escolha de cultivares de grão mole, fracos em força geral de glúten, mas com alta elasticidade. Trigos de grãos duros, com alta qualidade de padrão melhorador, trigos fortes e de cor de farinha amarela para produção de macarrão. Assim como, trigos com maior teor de proteína, para atender uma demanda que deverá ocorrer em um futuro próximo.

Biotecnologia e melhoramento

Diversos trabalhos estão sendo realizados em conjunto com a área de biotecnologia para acelerar os processos de melhoramento e de obtenção de novos cultivares.

Tolerância à germinação na espiga

Utilização e identificação de novos marcadores genéticos para o caráter dormência de Frontana, procurando aumentar o grau de tolerância à germinação na espiga. Este trabalho é de estrema importância para o programa, pois foi atingido um alto valor de qualidade industrial e agora será necessário manter este padrão em nossas condições de ambiente, que favorecem a germinação e interferem na expressão dos valores médios das cultivares. Para as condições das regiões frias, onde é comum ocorrer chuvas no período de maturação e colheita do trigo, esta necessidade é ainda maior.

Estão sendo feitos cruzamentos com algumas das principais cultivares, assim como, novas linhagens em fase final de experimentação, visando a indicação para cultivo. A programação de retrocruzas para recuperar todas as características positivas das cultivares, com acréscimo da dormência à tolerância parcial, característica já melhorada, procura atingir um grau de resistência à germinação na espiga, acima do encontrado nos melhores cultivares.

Obtenção de trigos duplo haplóide

A necessidade de oferecer cultivares em menor período de tempo, vai permitir a substituição dos melhores cultivares pelos seus descendentes diretos. As principais cultivares que estão em destaque, estão sendo submetidas a um programa de cruzas para gerar um novo cultivar mais produtivo e com incremento de novas resistências. Assim possibilitará aumento de participação dos cultivares da Coodetec no mercado, garantindo ao produtor a freqüente substituição de cultivares por outros mais produtivos e de melhor qualidade.

Obtenção de trigos com tolerância a seca e geada

Dois grandes problemas são a ocorrência de seca durante o desenvolvimento do trigo e ocorrência de geada no espigamento, florescimento e início de desenvolvimento dos grãos.

A produtividade baixa do trigo no Brasil, Argentina e Austrália, está relacionado à deficiência hídrica durante diferentes fases de desenvolvimento do trigo. Portanto a busca do incremento da resistência poderá prestar grande contribuição ao aumento da produtividade.

A suscetibilidade a geada é um dos grandes problemas dos trigos nas regiões produtoras do Brasil, especialmente as regiões mais frias e úmidas. O grande desafio será aumentar à tolerância a geada, para reduzir as perdas de rendimento de grãos e aumentar a produção nacional.

Identificação de marcadores genéticos para o caráter tolerância a giberela

Este trabalho esta na fase de identificação de marcadores genéticos para o caráter tolerância a giberela. O objetivo será identificar marcadores para os sistemas de resistência a giberela. Este trabalho é um dos maiores desafios para gerar cultivares para as regiões frias extremamente favoráveis a ocorrência de giberela.
Cultivares de trigo da Coodetec

As indicações de cultivares de trigo Coodetec abrange os diferentes estados produtores de trigo no Brasil, assim como, os países vizinhos Paraguai e Bolívia, com um total de 14 cultivares no mercado de produção de sementes.

O grande destaque é a contribuição da Coodetec para a qualidade industrial, especialmente, por indicar os cultivares CD 104, CD 106, CD 108, CD 111, CD 116, CD 118 e CD 150, com base genética de trigos melhoradores, de alta qualidade, que são imprescindíveis para indústria moageira atender os mercados de macarrão e panificação. Assim como, os trigos brandos CD 105, CD 115, CD 119 e CD 120, específicos para a indústria de bolachas, bolos e biscoitos.

As principais informações técnicas das cultivares de trigo são repassadas para possibilitar aos produtores buscar o conhecimento das características mais importantes, que poderão propiciar o uso adequado nos melhores ambientes e contribuir para a obtenção de maiores produtividades de grãos.

As tecnologias importantes para a condução das cultivares em diferentes propriedades são repassadas pela pesquisa, especialmente, em termos de densidades de semeaduras diferenciadas para regiões quentes e frias e a maneira mais segura de como conduzir as cultivares com relação ao controle de doenças. Assim como, as tecnologias da pesquisa nacional indicadas nas regiões tritícolas, como plantio direto, rotação de culturas, adubação de manutenção, épocas de semeadura, tratamento de sementes, são também enfocados como procedimentos importantes e indicados para obtenção de melhores resultados com as cultivares.

Lançamento da nova cultivar da Coodetec CD 150

Esta cultivar será indicada para os estados do Paraná , São Paulo, Mato Grosso do Sul, para as áreas irrigadas do Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais, assim como, está com resultados promissores para ser estendido para cultivo no Paraguai e Bolívia.

O CD 150 tem como um dos seus genitores o CD 104, que se destaca entre as cultivares que estão no mercado há mais tempo, sendo uma referência de qualidade industrial, como padrão de trigo melhorador, alto potencial de rendimento de grãos, bom peso hectolitro e boa resistência ao acamamento. O outro genitor é o CD 108, cultivar com características diferenciais, por atender as demandas de trigos de ciclo curto, baixa estatura e alta qualidade industrial, para semeadura, em diferentes épocas, em solos de alta fertilidade e áreas irrigadas.

O CD 150 por estar alicerçado nesta excelente base genética é caracterizado como cultivar de alta qualidade industrial, trigo melhorador, de ampla adaptação e com excelente tipo agronômico. Trigo de baixa estatura, precoce, apresentando como outras características positivas, a boa tolerância a Brusone e a ferrugem da folha. O seu alto potencial de rendimento de grãos está baseado no tamanho da espiga, número de grãos e no grande número de espigas por unidade de área.

Os pontos fortes da nova cultivar são a qualidade industrial de trigo melhorador, a ampla adaptação, o alto potencial de rendimento de grãos e a boa tolerância às diferentes doenças. Esta cultivar apresentou altos rendimentos de grãos em solos de alta fertilidade, áreas com elevado nível tecnológico e regiões com irrigação no Brasil central”.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved