News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Coodetec sedia início oficial da safra de trigo no Paraná

.

Brazil
April 2, 2009

O Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes e o governador Roberto Requião abrem na manhã desta sexta-feira (3), no Centro de Pesquisas da Coodetec, em Cascavel, a próxima safra de trigo paranaense.

O evento, organizado em parceria com a Ocepar e Secretaria de Agricultura, vai reunir cerca de 1.500 produtores e lideranças cooperativistas e do agronegócio e já tem confirmadas também as presenças do secretário estadual da Agricultura, Valter Bianchini e do presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, além de Prefeitos e Deputados federais e Estaduais.

De acordo com o presidente da Coodetec -Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola-, Irineo da Costa Rodrigues, a chegada do Ministro da Agricultura à Coodetec está prevista para as 11h de sexta. Após pronunciamentos, o Ministro e o Governador comandarão máquinas e implementos, procedendo ao início oficial de plantio, em área do próprio Centro de Pesquisas.

Genética de líder

Ao abrir oficialmente a próxima safra de trigo, as autoridades estarão também levando ao solo uma nova cultivar de trigo desenvolvida pela Coodetec, a CD 150, que estará disponível em escala, na safra de 2.010.
Segundo o presidente Irineo da Costa Rodrigues, trata-se de um trigo melhorador, de alta produtividade, ampla adaptação, precoce e baixo, que entre outras vantagens, também oferece alta tolerância a doenças importantes, como Brusone e Ferrugem.

“De fato, a CD 150 é uma variedade que tem genética de líder, porque descende do CD 104, que é a cultivar mais plantada no Paraná e referência em produtividade e qualidade industrial no Brasil e no mundo. Outro pai é o CD 108. A variedade CD 150 incorpora novas características a esta excelente base genética”, explica Irineo da Costa Rodrigues.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved