News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
CD 150 consolida Coodetec na liderança de trigos melhoradores

.

Brazil
April 3, 2009

“A cultivar CD 150 é uma contribuição da pesquisa nacional à consolidação da moderna triticultura brasileira, voltada à busca de material genético que alie alta qualidade industrial a elevados níveis de produtividade”. A afirmação é do presidente da Coodetec Irineo da Costa Rodrigues, durante a solenidade de abertura oficial da safra de trigo, que trouxe à sede da Cooperativa, o ministro Reinhold Stephanes e o governador Roberto Requião entre outras autoridades e milhares de lideranças do agronegócio paranaense.

Segundo o Presidente da Cooperativa Central, à qual estão filiadas 36 cooperativas de produção brasileira, que reúnem 185 mil agricultores, esta nova variedade deve ampliar significativamente a participação da Coodetec no mercado de sementes de trigo melhoradores. As sementes CD (sigla que identifica a Cooperativa) já ocupam um quarto de toda a área cultivada em trigo no País.

No Paraná, maior produtor nacional do cereal, sua participação é mais significativa, alcançando 42% da área total de plantio. Entre os trigos melhoradores, mais valorizados pela indústria e pelos consumidores, a liderança da Coodetec é ainda maior: ela responde por 86% dos trigos com esta característica, plantados no Estado do Paraná.

“Ao investir na pesquisa e desenvolvimento de trigos melhoradores de alta produtividade, estamos atendendo à demanda do mercado moageiro e consumidor, que deseja um produto de excelente qualidade e ao mesmo tempo, atendemos à necessidade dos produtores, que desejam um material genético de maior valor agregado, de alta produtividade e ótima sanidade, o que reduz sua exposição a fatores de risco”, raciocina o Presidente da Coodetec.

Características da cultivar

A cultivar CD 150, que estará disponível em grande escala para o triticultor brasileiro já na safra 2010, descende geneticamente do CD 104, que se destaca entre as cultivares que estão no mercado há mais tempo, sendo uma referência de qualidade industrial, como padrão de trigo melhorador, alto potencial de rendimento de grãos, bom peso hectolitrico e boa resistência ao acamamento, mecanismo único de tolerância a seca.
O CD 104 é a variedade mais plantada no Brasil. Ocupa mais de um terço da área cultivada no Paraná. O outro pai é o CD 108, cultivar com características diferenciadas, por atender às demandas de trigos de ciclo curto, baixa estatura e alta qualidade industrial. Para semeadura, em diferentes épocas, em solos de alta fertilidade e áreas irrigadas.

A nova variedade tem como pontos fortes a qualidade industrial de trigo melhorador, a ampla adaptação, o alto potencial de rendimento de grãos e a boa tolerância às diferentes doenças, ciclo precoce, resistente ao acamamento; boa tolerância à germinação na espiga o que mantém a qualidade. Esta cultivar apresentou altos rendimentos de grãos em solos de alta fertilidade, áreas com elevado nível tecnológico e regiões com irrigação no Brasil central, onde rendeu 8.500 quilos por hectare, mais de quatro vezes a produtividade média brasileira.

Alcance nacional

A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec –, incorpora 35 anos de pesquisa cooperativa, iniciada pela Ocepar, que em 1974 criou um departamento específico para pesquisar e desenvolver novas cultivares de trigo, soja e milho. Em 1995, as cooperativas paranaenses decidiram ampliar a atuação a todo o território nacional, criando a Coodetec.

Hoje com sede em Cascavel e outros centros de pesquisa, em Palotina, Primavera do Leste (MT) e Rio Verde (GO), além de centenas de unidades de testes em todas as regiões produtoras do Brasil e Paraguai, a Coodetec intensifica o desenvolvimento de novas cultivares e híbridos adequados às condições de clima e solo de cada região, em sintonia com as demandas do mercado.
 
Seus modernos laboratórios incluem o Núcleo de Biotecnologia, que é composto por laboratórios de purificação de DNA, marcadores moleculares, genômica, cultura de tecidos, além de um laboratório de análises de constituintes das sementes.

Este cenário tem projetado a Coodetec na vanguarda da resistência e promoção da triticultura brasileira, graças ao desenvolvimento de novas cultivares com qualidade industrial diferenciada.

Investimentos

Segundo o diretor-executivo, Ivo Marcos Carraro a Cooperativa está investindo este ano, R$ 16,4 milhões exclusivamente à prospecção e pesquisa, quase um quinto da receita operacional prevista, de R$ 94,6 milhões.“É o maior volume investido em toda a história de nossa Cooperativa”, avalia.

A Cooperativa Central é responsável pelo desenvolvimento de uma a cada quatro sacas de sementes de soja legais plantadas no País. Além de deter 25% do mercado de sementes de soja, a Coodetec responde por 25% da área plantada de trigo com suas cultivares e vem conquistando importantes espaços no concorrido mercado de híbridos de milho, onde já ocupa 3,7% da área plantada.

Na avaliação do seu diretor-executivo Ivo Marcos Carraro, a receita para manter e ampliar essa participação no mercado tem como ingredientes básicos o respaldo das Cooperativas Associadas, somado a fortes investimentos na estrutura de pesquisa, e ampliação de parcerias estratégicas com mais de uma dezena de instituições de pesquisa, Universidades e empresas nacionais e globais do setor.

Esta postura, segundo Carraro, vem permitindo acelerar, não só os processos de pesquisa em implementação, como também o lançamento de novos materiais e ampliação da faixa de mercado conquistada pelas variedades com a sigla CD (de Coodetec). Só no ano passado, a Cooperativa registrou recorde de lançamentos, entregando ao produtor brasileiro e do Paraguai, duas novas cultivares de trigo, treze novas variedades de soja e quatro novos híbridos de milho.
 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved