News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Nova cultivar de pepino na Agrobrasília 2009

.

Brazil
April 6, 2009

A Curumim, nova cultivar de pepino para indústria, apresentam um potencial de produção entre 08 a 12 toneladas por hectare, quando colhido ainda no tipo ‘cornichon’, próprios para picles.

A Embrapa Hortaliças marcará presença na AgroBrasília 2009, que acontece na área do Programa de Assentamento Dirigido – PAD-DF no período de 15 a 18 de abril. Durante o evento, serão apresentadas as cultivares de pepino Curumim, pimenta Mari, abóbora Brasileirinha e cenoura Esplanada, através de quatro unidades de demonstração.

Dessas hortaliças, a novidade fica por conta do Curumim, nova cultivar de pepino para indústria que será lançada durante o evento. Vale destacar que, a exemplo do ano passado, o espaço dos materiais expostos na vitrine tecnológica da Embrapa será compartilhado entre as Unidades Hortaliças, Cerrados, Arroz e Feijão, e o Ministério da Agricultura.

A nova cultivar é resultado de pesquisa desenvolvida pelo melhorista José Flávio Lopes, da Embrapa Hortaliças, que aposta no sucesso do Curumim. "As avaliações procedidas nos estados de Pernambuco e Santa Catarina mostraram resultados bastante promissores, e acredito que um dos objetivos da pesquisa, - geração de um produto do tipo ‘cornichon’, com potencial para substituir as sementes hoje importadas – deverá ser alcançado com essa cultivar", ressalta o pesquisador.

Plantas do híbrido Curumim, segundo ele, apresentam um potencial de produção entre 08 a 12 toneladas por hectare, quando colhido ainda no tipo ‘cornichon’, próprios para picles – frutos que apresentam cerca de 4,0 a 5,5 cm de comprimento, 15 a 19 mm de diâmetro e peso médio de 8,7 gramas por unidade, com colheita de 26 frutos por planta, em média. "A principal característica do Curumim é o tamanho do fruto utilizado para processamento", explica o pesquisador.

Para o analista José Mendonça, responsável pelo monitoramento dos canteiros das cultivares nas unidades de demonstração, o cenário para o lançamento do Curumim é bastante positivo, haja vista o perfil do público que estará presente na AgroBrasília. "Como se trata de uma feira de tecnologia e negócios, voltada a empreendedores rurais, não há vitrine melhor para lançar nossos produtos", avalia Mendonça.

Com visitas semanais ao PAD-DF, ele cuida para que tudo ocorra dentro das previsões, mas tem se deparado com o problema do ataque da mosca branca nas plantas, provocado pela proximidade das lavouras de soja. "Onde há soja, há a mosca branca, considerada a praga de maior importância econômica no País", destaca o analista, que recomenda o uso do cultivo protegido quando da participação da Embrapa Hortaliças nos próximos eventos "onde exista vizinhança com a soja".

Tecnologia Rural

A AgroBrasília é sediada no Parque Ecológico Ivaldo Cenci, localizado na área do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal – PAD-DF, quilômetro 05 da BR-251. Devido ao sucesso verificado na sua primeira edição, a feira é considerada o principal grande evento do Planalto Central voltado especificamente para a difusão de tecnologia rural.

Fruto da iniciativa da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal – Coopa/DF, com parceiros do porte da Emater-DF e da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal, a AgroBrasília é vista como palco das inovações tecnológicas utilizadas nas lavouras do Cerrado, e de grandes oportunidades de negócios. "A feira veio consolidar a região como importante setor de tecnologia de ponta", opina Marconi Borges, gerente do escritório local da Emater no PAD-DF. E com base na programação do evento, ele prevê um sucesso ainda maior se comparado à primeira, realizada em 2008.

"Praticamente dobramos a participação de empresas, com contrato fechado com 170, número que deve crescer com a presença de empresários do outros países", informa Marconi. Ele acrescenta que, visando esse objetivo, já foram contatados embaixadores de 20 países, através da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), órgão integrante do Ministério das Relações Exteriores. Incluído no roteiro do evento, o Seminário Internacional sobre Economia do Milho, com palestrantes dos Estados Unidos, Comunidade Europeia, China, Argentina e Brasil, é visto pelo gerente como mais um fator de atração da feira.

O administrador do PAD-DF, Fabiano Saggin, também comemora o sucesso do empreendimento, que ele credita ao fato de se tratar do único parque localizado perto de uma capital, no caso a capital federal. A participação da Embrapa Hortaliças é vista pelo administrador como extremamente importante, e com tendência de crescimento, já que existe uma área destinada à agricultura familiar no PAD-DF.
 

Embrapa Hortaliças lança novo híbrido de pepino
Ministro da Agricultura, governador e vice-governador do DF recebem conservas com o novo híbrido da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF). Novo material, lançado na última quinta, na AgroBrasília, é alternativa à importação de sementes de pepino para a produção de picles.

Com a presença do diretor-executivo da Embrapa José Geraldo Eugênio de França, do presidente da Emater-DF, Carlos Magno, foi lançado, na última quinta-feira, dia 16, o pepino Curumim. Compareceram ainda ao evento, realizado na AgroBrasília, o embaixador da Costa Rica, Jorge Alfredo Robles Arias, o deputado Fernando Melo (PT-AC), o chefe-geral da Embrapa Cerrados, José Robson Bezerra Sereno, o gerente-geral da Embrapa Transferência de Tecnologia, José Roberto Rodrigues Peres, além de Ruy Fontes e Fernando Campos, assessores da diretoria da Embrapa.

De acordo com o chefe-adjunto de Comunicação Negócios e Apoio da Embrapa Hortaliças, Warley Marcos Nascimento, o ‘Curumim’ foi desenvolvido para substituir a importação de sementes de materiais de pepinos do tipo ‘cornichon’, utilizado na produção de conservas.

Segundo o pesquisador, esse segmento representa 40% do mercado de sementes de pepino, cerca de R$ 2 milhões, que é dominado por materiais estrangeiros. Warley Nascimento também destacou as qualidades do novo híbrido.

“O ‘Curumim’ mantém excelente coloração, crocância e sabor após o processamento. Os frutos são bastante uniformes e isso garante um produto envasado de boa apresentação”, afirma.

Durante o evento, o chefe-geral da Embrapa Hortaliças, Celso Luiz Moretti, entregou ao governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, ao vice-governador Paulo Octávio e ao ministro da Agricultura, /Reynold Stephanes, conservas produzidas com o pepino Curumim.

Na ocasião, Stephanes pediu mais vidros da conserva para presentear o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved