News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Salvador será o cenário do I Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos

.

Brasília, Brazil
April 7, 2009

Evento, que acontecerá em 2010, pretende reunir especialistas de todas as instituições brasileiras que atuam nessa área.

A cidade de Salvador, na Bahia, será o palco do I Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos em junho de 2010. O evento, que pretende reunir mais de 800 especialistas de todas as instituições que atuam na área de recursos genéticos vegetais, animais e de microrganismos está sendo organizado pela Rede de Pesquisa em Recursos Genéticos Vegetais da Bahia (RGV – Bahia) e Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG), com o apoio de três Unidades da Embrapa, entre elas a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Essa Rede envolve três universidades federais (UFBA, UFRB e UNIVASF), quatro estaduais (UESB, UESC, UNEB e UEFS), a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, Embrapa Semi-Árido, Embrapa Tabuleiros Costeiros e a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e tem como objetivo promover pesquisas na área de recursos genéticos, além de ampliar o intercâmbio de conhecimentos técnico-científicos e a comunicação entre ciência e sociedade. Juntas, as instituições que compõem a RGV – Bahia conservam aproximadamente nove mil acessos de espécies vegetais.

A organização do Congresso é o primeiro desafio da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos – SBRG, criada durante o II Simpósio Brasileiro de Recursos Genéticos, promovido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia em novembro de 2008, em Brasília. A SBRG tem como objetivo principal promover eventos que possibilitem a troca de conhecimentos e experiências nas áreas de recursos genéticos vegetais, animais e de microrganismos.

A atual presidente da Sociedade, a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Clara Goedert, afirma que a organização de um congresso de recursos genéticos no Brasil é um grande desafio, já que existem muitas instituições atuando nessa área no país e as informações encontram-se muito dispersas. “Os eventos científicos são espaços privilegiados de troca de conhecimentos e experiências entre representantes das instituições de pesquisa, ensino e estudantes”.

Instituições já iniciaram as atividades para a realização do Congresso

O primeiro passo para a realização do I Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos já foi dado com a reunião na sede da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) entre o Comitê Gestor da Rede de Pesquisa em Recursos Genéticos Vegetais da Bahia e a diretoria da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG), pesquisadores de Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Tabuleiros Costeiros e professores das Universidades Baianas, nos dias 19 e 20 de março, em Salvador, na Bahia.

Da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, participaram os pesquisadores: Clara Goedert, Maria do Socorro Maués Albuquerque, Marcos Gimenes e Juliano Gomes Pádua. A Rede Baiana esteve representada por todos os 15 membros do seu Comitê Gestor, incluindo o presidente, o professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Roberto Romão.

Durante a reunião, foi definida a data do evento – junho de 2010, formação da comissão organizadora, possíveis financiadores, alternativas de empresas organizadoras de eventos e prováveis hotéis para a sua realização.

Segundo os pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, além de possibilitar o intercâmbio de informações na área científica, o I Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos será também um foro privilegiado para divulgar a importância dos recursos genéticos para a sociedade brasileira.

Recurso genético é a parte da biodiversidade que apresenta valor real ou potencial para a humanidade. O Brasil é privilegiado em relação a esses recursos, já que a sua biodiversidade compreende 20% de todas as espécies de plantas, animais e microrganismos do planeta, o que representa o maior patrimônio biológico do mundo.

Conhecer, conservar e usar corretamente os recursos genéticos é fundamental para garantir a segurança alimentar das gerações atuais e futuras. Mas, é preciso que a sociedade entenda melhor o significado dessas pesquisas para que possa se tornar uma aliada na luta que vem sendo travada pelas instituições brasileiras para assegurar a conservação e o uso adequado dos recursos genéticos no país. É importante, portanto, que esse tema extravase os muros das universidades e das instituições científicas e passe a fazer parte do dia-a-dia dos cidadãos.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved