News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Inseticida biológico da Embrapa será destaque na AGROBRASÍLIA 2009

.

Brasília, Brazil
April 15, 2009

Feira será realizada de 15 a 18 de abril. Expectativa é que 30 mil pessoas participem do evento

Começa hoje (15) no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, na BR 251 Km 5, PAD-DF, a AGROBRASÍLIA 2009, feira voltada para o agronegócio do Distrito Federal e entorno. O inseticida biológico “Ponto.Final”, desenvolvido em parceria pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa e a empresa Bthek Biotecnologia, será apresentado no estande da Embrapa durante a exposição.

O “Ponto.Final” é considerado um inseticida biológico, pois contém em sua fórmula apenas uma bactéria específica para controlar os insetos–alvo (Bacilus thuringiensis), sendo portanto inofensivo à saúde humana, de animais e ao meio ambiente. O produto é certificado para uso em agricultura orgânica.

O bioinseticida é capaz de controlar diversas lagartas que atacam culturas agrícolas, entre as quais destacam-se: a lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis); lagarta das hortaliças (Plutella xylostella), também conhecida como traça das crucíferas; e a lagarta do cartucho do milho (Spodoptera frugiperda).

Banco conserva bactérias benéficas

As estirpes da bactéria utilizadas no desenvolvimento do produto fazem parte do Banco de Bacilos Entomopatogênicos (bactérias específicas para insetos) da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que contém mais de 2.300 variedades de bactérias benéficas usadas como agentes de controle biológico.

Segundo a pesquisadora responsável pelo desenvolvimento do produto, Rose Monnerat, essas bactérias ocorrem naturalmente no solo e produzem uma proteína, conhecida como cristal, que mata muitos insetos, principalmente lagartas e besouros. A proteína age no intestino das larvas dos insetos que comem as folhas tratadas com Bacillus thuringiensis. Os esporos da bactéria penetram no corpo, germinam e matam a larva por infecção generalizada.

Parceria que dá frutos

Esse é o terceiro produto biológico fruto da parceria entre a Embrapa Recursos Genéticos e a Bthek Biotecnologia. O primeiro, Sphaerus SC, foi lançado em 2004 para controlar o mosquito da malária e o pernilongo, ou mosquito urbano, e o segundo foi o Bt-horus, em 2005, para combater o mosquito transmissor da dengue e os borrachudos. Ambos já estão no mercado e sendo utilizados com sucesso em várias regiões brasileiras.

A AGROBRASÍLIA 2009 é uma vitrine tecnológica que pretende mostrar o desempenho e sucesso da região do PAD – DF (Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal) e entorno.

 

 

 

more keyword news on

biologicals and inoculants

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved