News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Brasil: Novidades na Agrishow 2009

.

Brazil
April 27, 2009

Sistemas imprescindíveis à tomada de decisão, rápidas e precisas, cultivares de banana resistente à Sigatoka-negra(foto) e de feijão com alta produtividades de forragem são as novidades que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresenta na 16ª edição da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação -Agrishow, a ser realizada no período de 27 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP). Os softwares desenvolvidos pelo pesquisador Lúcio André de Castro Jorge e que serão lançados na feira são para análise de troncos de madeira, de cobertura vegetal do solo, e de folhas.

O Anatro Livre é uma metodologia precisa e poderosa para os pesquisadores e sivicultores avaliarem o crescimento da árvore e a qualidade da madeira. O software utiliza técnicas avançadas de análise de imagens com os recursos necessários para extrair as informações ali contidas e transformá-las em decisões gerenciais, possibilita o registro de crescimento passado de uma árvore, mediante a contagem e medição dos anéis de crescimento de seções transversais tomadas a diversas alturas no tronco.

O pesquisador explica que a análise de inventário qualitativo (Dendrocronologia) permite, entre outras coisas, a sincronização das medidas dos anéis de crescimento e determinação do número de anéis ausentes como indicadores do grau de danos sofridos pelas árvores.

O Siscob, também desenvolvido com técnicas avançadas de processamento baseadas em sistemas inteligentes é para avaliações rápidas e precisas da cobertura vegetal do solo, classifica as imagens adquiridas para facilitar a quantificação de alterações e geração de mapas temáticos visando o monitoramento de pragas, doenças, deficiências na lavoura ou até em necessidades específicas.

Já para a análise foliar, incidência de doenças, pragas e deficiências, a partir de imagem digital será apresentado o AFSoft. De acordo com Castro Jorge, esta análise auxilia na identificação e diagnóstico de deficiências nutricionais, incidência de doenças e ataque de insetos, além de permitir medições de área, comprimento e largura da folha e de regiões danificadas.

Outra novidade da Embrapa Instrumentação Agropecuária na Agrishow é o Wiltmeter, para medição da turgescência de folhosas, ou seja, para medir a firmeza, a murcha das folhas. O equipamento faz medidas objetivas após a colheita no campo e durante o armazenamento, é simples, portátil e de fácil uso. Estudos indicaram que o instrumento é adequado para avaliação objetiva e rápida da qualidade de folhosas, o que é um progresso em relação aos métodos táteis subjetivos atualmente utilizados em todo o mundo.

Feijão guandu “BRS Mandarim”

A Embrapa Pecuária Sudeste apresenta a variedade de Feijão guandu “BRS Mandarim”, com alta produtividade de forragem (parte verde da planta), que é 10% superior a mais usada no Brasil, sendo, portanto, indicado para a alimentação de bovinos. Outra característica é a uniformidade de sementes, dando assim plantas iguais e uniformes, o que não ocorre com as outras variedades, que apresentam muita mistura. A nova variedade tem ainda boa persistência, o que permite uma vida útil de quatro anos, quando bem manejada, ao passo que a produção das variedades já existentes chega apenas ao segundo ano. Além disso, é moderadamente resistente à macrophomina, fungo que ataca as raízes e mata a planta, problema comum nas outras variedades. A nova variedade é também indicada para os produtores de cana, para uso na rotação de parte do canavial a cada cinco anos, descompactando o solo e nele fixando nitrogênio.

A primeira banana registrada no Brasil

A Embrapa Transferência de Tecnologia leva para a Agrishow 2009 a primeira banana registrada no Brasil, cultivar com sabor peculiar, casca fina de coloração amarelo-clara, polpa de coloração creme, bom equilíbrio entre açúcares e ácidos, aroma agradável e proeminente e alta resistência ao despencamento. Apresenta resistência à Sigatoka-negra (principal doença da bananeira), Sigatoka-amarela e ao Mal do Panamá. Baixa incidência de brocas e nematóides. 700 mil mudas licenciadas para comercialização, dessas a grande maioria já está reservada, mas reservadas para compra.

Também estarão no estande da Embrapa as tecnologias:

Boas Práticas Agropecuárias – Bovino de Corte

As Boas Práticas Agropecuárias desenvolvidas pela Embrapa Pecuária Sudeste são um conjunto de procedimentos que devem ser observados pelos produtores rurais para garantir a produção de alimentos seguros em sistemas de produção sustentáveis. A partir da implementação destes procedimentos busca-se promover maior competitividade a produção pecuária nacional, assegurando a inserção das carnes brasileiras no mercado internacional. Por meio da capacitação de profissionais da assistência técnica e treinamento de produtores e trabalhadores rurais, pretende-se multiplicar as tecnologias e conceitos das Boas Práticas Agropecuárias para a produção de bovinos de corte.

Agência Cana-de-açúcar

A Embrapa Informática Agropecuária apresenta a Agência de Informação da Cana-de-açúcar com as principais informações da cadeia produtiva da cana, como aspectos socioeconômicos e ambientais, planejamento, manejo, colheita, processamento e gestão industrial. Organizada na forma de árvore do conhecimento – metodologia de apresentação hierárquica da informação – reúne na internet um amplo conjunto de informações relevantes, atualizadas e em linguagem adequada. O conteúdo da agência busca atender, especialmente, os produtores rurais, profissionais de assistência técnica e extensionistas. Para aqueles dos estados de São Paulo e Paraná, há uma planilha sobre custo de produção, em que é possível calcular o custo a partir de dados reais. Também podem ser consultados artigos, tabelas, gráficos, fotografias e vídeos sobre a cultura, cedidos por pesquisadores de institutos de pesquisa nacionais. São parceiros nesse trabalho a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – Apta (Pólo Centro Sul – Piracicaba); a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo – USP; a Faculdade de Engenharia Agrícola e o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

Diagnose Virtual

É um sítio na internet dirigido à área de sanidade animal e vegetal, que possibilita o diagnóstico remoto de doenças. Está disponível um sistema especialista para diagnóstico de doenças de milho, que permite que agrônomos, produtores e agentes de extensão rural, entre outros, diagnostiquem, pela /web/, doenças de sua plantação de milho. Em 2009, os usuários poderão consultar doenças em várias culturas, como arroz, feijão, soja, trigo e tomate e, futuramente, em sanidade animal.

O sistema possui um módulo acessado por especialistas, para inserção de dados relacionados a doenças das plantas estudadas. Outro módulo está disponível para o produtor, onde este registra os sintomas detectados em sua cultura, respondendo questões colocadas pelo sistema. Por exemplo, em que parte da planta a doença se manifesta, qual é a cor e o formato da lesão etc. Dessa forma, é possível detectar o tipo de doença e possíveis medidas de controle. O Diagnose Virtual também permite que os usuários entrem em contato com os fitopatologistas da Embrapa, por meio de correio eletrônico, chat, lista de discussão, entre outros. O sistema pode ser acessado pelo portal da Embrapa ou diretamente no endereço: http://diagnose2.cnptia.embrapa.br/diagnose/.

Estudo do Mercado Brasileiro de Software para o Agronegócio

O Estudo do Mercado Brasileiro de Software para o Agronegócio, coordenado pela Embrapa Informática Agropecuária, tem por objetivos identificar a oferta e os ofertantes de software para o setor agropecuário; levantar demandas em tecnologia da informação para o setor e difundir as tecnologias disponíveis aos potenciais usuários.

Além de analisar o mercado de software agropecuário nacional, busca-se construir cenários sobre adoção de tecnologias de informação na agricultura e priorizar ações de pesquisas e desenvolvimento nessa área, para os próximos três anos.

Um dos resultados do Estudo é disponibilizar o Portal de Software para o Agronegócio – a ser divulgado também no Agrishow <www.swagro.cnptia.embrapa.br> – com informações sobre os softwares disponíveis no Brasil para o agronegócio, desenvolvidos pela iniciativa privada. No total, são mais de 450 softwares para o agronegócio ofertados para diversas áreas de aplicação, classificados em quatro categorias: manejo animal; cultivo vegetal; controle de processos e atividades rurais; administração e gerenciamento.

Trata-se do primeiro portal de software agrícola do Brasil. Além dos softwares desenvolvidos pela iniciativa privada, o Portal informará também os desenvolvidos por instituições de ciência e tecnologia, como a Embrapa. O objetivo é disseminar as soluções em tecnologias da informação já disponíveis no mercado brasileiro, evitando a duplicação de esforços no desenvolvimento de um determinado software.

O projeto, no âmbito do Portal, também terá como resultados: base de dados de levantamento de demandas em Tecnologias da Informação (TI) para o agronegócio; lista de priorização de atividades em P&DI em (TI) para o agronegócio; cenários de adoção de TI por agentes do agronegócio.

Bocal eletrostático economiza defensivo

A Embrapa Meio Ambiente, de Jaguariúna (SP), desenvolveu e patenteou um bocal eletrostático para ser adaptado em pulverizadores motorizados – que reduz o desperdício de defensivos agrícolas.* *“No equipamento, o agrotóxico passa por um processo de eletrificação que faz com que as gotas sejam atraídas pelas plantas. Com isso, ocorre uma economia do líquido”, explica o pesquisador responsável pelo projeto, o engenheiro agrônomo Aldemir Chaim. Segundo ele, pelo processo convencional, cerca de 70% do veneno é desperdiçado. Com o bocal, somente 30% do produto é perdido. Outra vantagem da tecnologia, além da economia, é a redução do risco de contaminação do meio ambiente e dos profissionais que fazem à aplicação do defensivo.

Coletor Solar

Equipamento que utiliza a energia solar para desinfestar misturas de solo utilizadas em viveiros de plantas, com a finalidade de produzir mudas livres de microrganismos prejudiciais ao seu desenvolvimento. O equipamento, extremamente simples e barato, pode ser construído pelo próprio usuário. O mecanismo de funcionamento é o mesmo de um aparelho de energia solar para aquecer água nas residências, mas neste caso o calor produzido tem a finalidade de eliminar fungos, bactérias e algumas plantas daninhas, pois são todos sensíveis ao calor. Esse coletor substitui o uso do gás brometo de metila, que além de caro e perigoso, está proibido para o usuário por ser prejudicial ao meio ambiente.

Motor Multicombustível

Com objetivo de obter um gerador elétrico para carregar bateria de pulverizador eletrostático, que pode ser utilizado por pequenos produtores rurais, Aldemir Chaim, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), desenvolveu protótipos de motores que funcionam com qualquer tipo de combustível renovável, sólido, líquido ou gasoso. “Esse motor, diz o pesquisador, transforma qualquer fonte de calor em trabalho útil. Ele apresenta potência inferior aos motores tradicionais que utilizam gasolina, álcool ou diesel, mas, apesar disso, tem a vantagem de poder utilizar qualquer tipo de combustível renovável que gere calor, inclusive a radiação solar, contribuindo desta forma, para redução de emissão de poluentes para a atmosfera.”

Cultivares

Maracujás BRS Sol do Cerrado, Gigante Amarelo e Ouro Vermelho
Uva BRS Carmem e uvas sem semente
Milho (BRS 1010, 2022, 3035, 1040, 4103, 106, 3025, 1031, 1035)
Sorgo (BRS 310, 655)
Algodão (BRS Verde, Safira, Rubi)
Forrageira (Piatã, Massai, BRS Guandu Mandarim)
Mamona (BRS Energia, Nordestina)
Girassol V 2000
Feijão (BRS Requinte, Radiante, Pontal, Vereda, Jalo Precoce, Supremo)

As novas cultivares de milho BRS 1040, BRS 2022, BRS 3035 e BRS 3025 e o novo híbrido simples de sorgo forrageiro BRS 655 destacam-se por terem sido lançadas, para a última safra.

Este ano, o estande da Embrapa está localizado junto à Vitrine de Tecnologias do Agrishow de Ribeirão Preto, instalada em uma área de 2.000 m², apresentando o layout referente ao tema “A Agroenergia Brasileira”, composto por trinta cultivares de diferentes espécies como: milho, sorgo, algodão, mamona, mudas de dendê, capins, adubação verde, feijão guandu, variedades de feijão Phaseolus pertencentes aos grupos carioca, roxinho, preto, manteigão e rosinha.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved