News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Informações técnicas para safra 2009: trigo e triticale

.

Brasil
April, 2009

Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale
Embrapa Trigo
Embrapa Transferência de Tecnologia

Informações Técnicas para a Safra 2009: Trigo e Triticale

II Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale
Passo Fundo, RS, 1 a 3 de julho de 2008

Apresentação

A pesquisa com trigo no Brasil, no que diz respeito à sua organização e a ações interinstitucionais, durante muito tempo esteve estruturada por região tritícola, através de três Comissões Regionais de Pesquisa (Sul, Centro-Sul e Centro), que se reuniam anualmente. Nos últimos anos, especialmente a partir de 2005, tomou corpo a idéia de fundir estes eventos em um único, de caráter nacional, visando racionalizar recursos e otimizar
o avanço da pesquisa.

Assim, a Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e de Triticale- CBPTT foi criada a partir da unificação da Comissão Sul-Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale, da Comissão Centro-Sul Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale e da Comissão Centro-Brasileira de Pesquisa de Trigo, das quais, até a ano de 2007, ocorreram 38, 21 e 13 edições, respectivamente.

A CBPTT congrega instituições de pesquisa e de outros segmentos da cadeia produtiva de trigo e triticale (assistência técnica e extensão rural, produtores, indústria, comércio, fomento, crédito, ensino etc.), interessadas em promover o desenvolvimento científico e tecnológico destas culturas no país.

Seus objetivos são: a) identificar demandas, estabelecer prioridades e propor/promover a realização de ações de pesquisa e de difusão de tecnologia; b) estimular a integração interinstitucional e c) buscar e divulgar soluções para gargalos da cadeia produtiva de trigo e de triticale.

Este documento resulta da II Reunião da CBPTT, realizada na Embrapa Trigo em 2008, e representa as opiniões de instituições de pesquisa que trabalham com as culturas de trigo e triticale no Brasil, com o referendo das demais entidades participantes. Contém informações técnicas para a safra 2009, estabelecidas a partir de resultados obtidos ao longo do tempo e atualizados com avanço do conhecimento, por pesquisadores
e técnicos que compõem as Subcomissões Técnicas de a) Ecologia, Fisiologia e Práticas Culturais, b) Entomologia, c) Fitopatologia, d) Melhoramento, Aptidão Industrial e Sementes, e) Solos e Nutrição Vegetal e f) Transferência de Tecnologia e Socioeconomia.

Trata-se de um conjunto de fatores tecnológicos que podem potencializar o rendimento agronômico e econômico das culturas de trigo e triticale em todas as regiões aptas para o cultivo destes cereais no território brasileiro. Estas tecnologias constituem a base sobre a qual os agentes de assistência técnica podem trabalhar para elaborar indicações regionais ou mais específicas, visando atender ao setor produtivo.

José Roberto Salvadori
Presidente da Comissão Organizadora da
II RCBPTT

Clique aqui: http://www.cnpt.embrapa.br/culturas/trigo/Informacoes_tecnicas-safra2009-trigo-triticale.pdf

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved