News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Fundador da Embrapa Algodão recebe homenagens em Campina Grande

.

Brasil
August 4, 2009

A Embrapa Algodão homenageia hoje, a partir das 16h30, no auditório principal da empresa, em Campina Grande, o engenheiro agrônomo e pesquisador José de Alencar Nunes Moreira. Ele foi o primeiro chefe-geral da estatal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no estado da Paraíba.

Em janeiro de 1975 Alencar lidera o anteprojeto de implantação do Centro Nacional de Algodão, juntamente com Fernando Chaves Lins, Nelson Paulieri Sabino, Carlos Antônio Menezes Ferraz e Geraldo Calcognolo. Em 18 de julho de 1975 é designado pela Portaria Nº 095/75, como primeiro chefe pelo então Presidente da Embrapa em exercício, Almiro Blumenschein, que na oportunidade substituía o presidente Dr. Irineu Cabral.

Alencar foi professor da Escola de Agronomia do Ceará, hoje Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Ceará (UFCE) e em 1978, transferiu-se da UFCE para a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e, mediante convênio entre a UFPB e a Embrapa, foi novamente cedido para exercer a chefia no Centro do Algodão, cargo que já vinha ocupando anteriormente.

O Centro Nacional de Pesquisa do Algodão (CNPA), foi fundado em 31 de outubro de 1975, cujo raio de atuação abrangia 14 estados da Federação: São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão e Pará. Inicialmente, suas atividades contemplavam apenas duas linhas de atuação, sendo a primeira voltada para a cultura do algodoeiro arbóreo - de grande expressão socioeconômica na região Nordeste - e a segunda dirigida para o algodoeiro herbáceo, com maior ênfase na região Centro-Oeste.

No ano de 1981 José de Alencar aposentou-se pela UFPB e só depois desta data é que foi de fato contratado pela Embrapa em primeiro de setembro de 1981, como Pesquisador, nível III. Ele esteve à frente da chefia da unidade na Paraíba durante 10 anos, entre agosto de 1975 e setembro de 1985. Durante este período contribui sobremaneira como líder, presidente e membro de diversos projetos, comissões e congressos.

Aposentou-se da Embrapa em setembro de 1996, deixando um legado de contribuições para a Embrapa Algodão e para os diversos profissionais com quem conviveu.
 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved