News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Embrapa Soja terá 9 pesquisadores no Mundial de Soja na China

.

Brazil
August 6, 2009

A Conferência Mundial de Pesquisa de Soja, que será entre 10 e 15 de agosto de 2009, em Pequim, na China, principal fórum de discussão sobre os vários aspectos da produção de soja no mundo, contará com a participação de 9 pesquisadores da Embrapa Soja (Londrina-PR), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os pesquisadores participantes atuam nas áreas de melhoramento genético, biotecnologia, plantas daninhas e entomologia. O evento realizado a cada cinco anos contará com a participação de cientistas dos principais países produtores, exportadores e consumidores de soja. “Nossa participação é uma oportunidade única, principalmente devido a possibilidade de intercâmbio entre os maiores especialistas da cultura da soja no mundo. Os conhecimentos a serem adquiridos e os contatos a serem feitos pelos pesquisadores, certamente, trarão grande benefício para as pesquisas com a cultura da soja no Brasil”, avalia Alexandre Cattelan, chefe geral da Embrapa Soja, unidade da Embrapa em Londrina, PR.

A palestra sobre Resistência de nematóide de cisto: melhoramento genético no Brasil será proferida pelo pesquisador Carlos Alberto Arrabal Arias, da Embrapa Soja. “Nossa participação possibilitará a atualização sobre novas tecnologias na cultura da soja não só para resistência ao nematóide de cisto como também em outras áreas como resistência a insetos e resistência à ferrugem asiática da soja”, comenta.

A pesquisadora Mercedes Concórdia Carrão Panizzi, da Embrapa Soja, será a organizadora da sessão técnica sobre Processamento e valor agregado para utilização de sojas especiais e conferencista da sessão plenária sobre Produção Segura para Alta Eficiência em Utilização. “Sentimos necessidade de discutir nosso trabalho com outros cientistas sobre aspectos relacionados como a produção e a utilização das variedades especiais pela indústria. Essa iniciativa é particularmente importante para a Embrapa Soja, que tem cultivares especiais para alimentação humana”, avalia.

O tema Fixação Biológica do Nitrogênio como um componente chave para nutrição da soja na América Latina será abordado pela pesquisadora Mariangela Hungria, da Embrapa Soja. Como membro da Academia Brasileira de Ciências, ela participará de uma visita ao Instituto Nordeste de Geografia e Ecologia Agrícola, que faz parte da Academia Chinesa de Ciências.

O pesquisador Ricardo Vilela Abdelnoor, da Embrapa Soja, que coordena o Consórcio Nacional para Estudos do Genoma da Soja (GENOSOJA) irá apresentar os resultados das pesquisas que vem sendo conduzidas no Brasil. O GENOSOJA compõe o Consórcio Internacional do Genoma da Soja, formado em 2007, por 25 grupos de pesquisa nos EUA, China, Japão, Coréia e Brasil. Abdelnoor irá participar da III Reunião Anual do Consórcio, que será realizada paralelamente ao Mundial de Soja. Abdelnoor também irá apresentar o trabalho sobre Análise de expressão de genes de soja em resposta à ferrugem asiática. “Vamos participar das principais discussões sobre genética e genômica da soja e discutir novas formas de integração dos vários países dentro do consórcio. Estes contatos serão de extrema importância para os direcionamentos dos estudos genômicos na Embrapa Soja”, avalia.

A pesquisadora Francismar Corrêa Marcelino, da Embrapa Soja, que atua na área de Biotecnologia Vegetal, apresentará dois trabalhos relacionados à tolerância à seca em soja e um sobre metodologias quantitativas de inserções de transgênes em soja. A pesquisadora também apresentará resultados referentes aos estudos de genômica funcional na Reunião Anual do Consórcio Internacional do Genoma da Soja.

Durante o evento, o pesquisador José Francisco Ferraz de Toledo, da Embrapa Soja irá apresentar pesquisas sobre desenvolvimento de cultivares resistentes e/ou tolerantes à ferrugem asiática da soja. Ele também participará de painéis específicos e reuniões para discutir a situação da doença mundialmente. “Esses resultados serão de grande valia para o direcionamento das pesquisas visando resistência à ferrugem no Brasil”, explica.

O pesquisador Marcelo Fernandes de Oliveira, da Embrapa Soja, é o responsável pelo banco de germoplasma (coleção de material genético) de soja da Embrapa, que tem como um dos objetivos buscar o enriquecimento da variabilidade genética de soja. Além de apresentar trabalho sobre o tema, o pesquisador pretende trocar informações sobre acessos de soja para futuras importações ao banco de germoplasma brasileiro, principalmente dados referentes à resistência a doenças. A equipe de melhoramento genético da Embrapa Soja irá apresentar também a tecnologia, que está sendo desenvolvida numa parceira entre Embrapa e Basf, para o desenvolvimento de cultivares transgênicas resistentes à herbicida (classe das imidazolinonas).

A pesquisadora Clara Beatriz Hoffmann Campo, da Embrapa Soja, atua na área de fitoquímica visando resistência a insetos pragas e patógenos. “Nossa participação nessa conferência promoverá o intercâmbio com a comunidade científica mundial, possibilitando o conhecimento de novas técnicas que podem representar avanços em nossos laboratórios, auxiliando na melhoria da qualidade dos trabalhos e, potencialmente, agilizando o processo de obtenção de cultivares resistentes a insetos e patógenos”, comenta.

Com atuação em manejo de plantas daninhas, o pesquisador Fernando Storniolo Adegas, da Embrapa Soja, apresentará o trabalho, conduzido pelo pesquisador Elemar Voll, que tem potencial para controle alternativo de planta daninha. Sua participação nessa conferência será fundamental para pesquisas relacionadas a área de herbologia principalmente, envolvendo a resistência de plantas daninhas a herbicidas.

 

 

World Soybean Research Conference VIII
Beijing, China

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved