News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Embrapa e Meridional apresentam coleção de cultivares de soja no ShowTec

.

Brazil
February 2, 2009

A Embrapa Soja, a Embrapa Transferência de Tecnologias e a Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa apresentam no ShowTec 2009, a ser realizado de 2 a 4 de fevereiro, em Maracaju (MS) a coleção de cultivares de soja com indicação para o sul do Mato Grosso do Sul. Em exposição, estão quatro cultivares convencionais e quatro transgênicas: BRS232, BRS268, BRS282, BRS283, BRS284, BRS242RR, BRS243RR, BRS246RR e BRS 255RR.

A cultivar de soja BRS 282 tem apresentado excelentes resultados no Mato Grosso do Sul, porque alia alta produtividade e resistência aos nematóides de galha. A cultivar tem ciclo de maturação semiprecoce, alta capacidade produtiva e resistência ao cancro da haste e aos nematóides de galha, das espécies M.incognita e M.javanica. A BRS 282 também apresenta resistência às doenças: mancha olho-de-rã, pústula bacteriana e podridão parda da haste.

O M.javanica tem ocorrência generalizada e o M.incognita predomina em áreas cultivadas anteriormente com café ou algodão. Nas áreas onde ocorre o nematóide, surgem manchas em reboleiras, onde a soja fica pequena e amarelada, com sintoma de manchas foliares típicos de ataque dessa praga chamado de “folha carijó”.
Os nematóides são pragas do solo de difícil erradicação e as medidas de controle mais eficientes são a rotação/sucessão de culturas ou a utilização de cultivares de soja resistentes. Portanto, a BRS 282 é uma opção para manejar as áreas com nematóides - que são fatores limitantes - no sistema produtivo de São Paulo, norte e oeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul.

DESTAQUES

São destaques a BRS 283 e a BRS 284 que têm como diferencial o ciclo de maturação precoce. “Além disso, possibilita a semeadura já, a partir de 5 de outubro, viabilizando o milho safrinha”, explica o pesquisador Antonio Eduardo Pípolo, da Embrapa Soja. No Show Tec, as cultivares foram semeadas em 8 e 15 de outubro. “É a oportunidade de o produtor conhecer o comportamento dessas cultivares em épocas diferentes” explica o gerente executivo da Fundação Meridional, Ralf Dengler.

A BRS 283 possui alto potencial produtivo e a maturação precoce. A cultivar apresenta resistente à pústula bacteriana, ao cancro da haste, à mancha "olho-de-rã"; é moderadamente resistente à podridão parda da haste e ao nematóide de galhas Meloidogyne javanica. É indicada para cultivo nos estados do Paraná, de Santa Catarina, de São Paulo e sul de Mato Grosso do Sul.

A BRS 284 possui maturação semiprecoce e apresenta resistência moderada ao acamamento. É resistente à pústula bacteriana, ao cancro da haste, à mancha "olho-de-rã" e à podridão parda da haste; moderadamente resistente ao nematóide de galhas Meloidogyne javanica. É indicada para cultivo nos estados do Paraná, de Santa Catarina, de São Paulo e sul de Mato Grosso do Sul. A cultivar apresenta bom porte em semeaduras, a partir de 10 de outubro, possibilitando a semeadura do milho safrinha, em fevereiro.

Confira os destaques das cultivares de soja RR:

BRS 246 RR - indicadas para os estados de SP, PR, SC e sul do MS, apresentam resistência à podridrão radicular de fitóftora e à podridrão parda da haste ( PPH ) doenças que vem crescendo de importância nestas regiões;
BRS 243 RR - Apresenta uma boa estabilidade produtiva, principalmente em regiões de altitude intermediária (600 a 800m). É exigente em fertilidade, devendo ser semeada a partir de 20/10.
BRS 255 RR – É moderadamente resistente à podridrão parda da haste (PPH). Deve ser semeada em solos bem manejados, pois apresenta moderada suscetibilidade à podridrão radicular de fitóftora. Possui excelente estabilidade produtiva e precocidade. Deverá ser semeada, preferencialmente, de 15/10 a 15/11.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved