News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Show Rural: Coodetec apresenta inovações em soja e híbridos de milho

.

Brazil
February 6, 2009

A Coodetec -Cooperativa Central de Pesquisa Agropecuária- mobiliza 20 pesquisadores e agrônomos para apresentar aos visitantes deste Show Rural Coopavel, que inicia na segunda, seu portfólio de cultivares de soja e híbridos de milho disponíveis e em pré-lançamento, para a região Sul do País e Paraguai.

Responsável pela ocupação de um em cada quatro hectares de soja plantadas no Brasil, além da liderança também no Paraguai (um em cada três hectares), a Coodetec tem como destaque o lançamento de cultivares de soja transgênicas precoces para o plantio antecipado visando cultivo de milho safrinha em seqüência, além de novos híbridos de milho.

Transgênicas e convencionais

De acordo com o engenheiro agrônomo Marcelo da Costa Rodrigues, coordenador de marketing e difusão para soja e trigo no sul do Brasil e Paraguai, no estande da Cooperativa, os visitantes poderão conferir de perto três cultivares transgênicas lançadas na atual safra (CD 231RR, CD 233RR e CD 235 RR), além da convencional CD 232.

CD 231RR: Ciclo médio. Indicada para semeadura a partir da 2º quinzena de outubro no sul do MS, oeste e sul de SP, PR, SC, RS e Paraguai. Ampla adaptação. Resistente ao acamamento. Alta produtividade e estabilidade.

CD 232: Ciclo médio. Indicada para semeadura a partir da primeira quinzena de outubro no sul do MS, oeste e sul de SP, PR, SC, RS e Paraguai. Melhor desempenho produtivo no sul MS, oeste SP, norte, oeste e arenito do PR, e Paraguai devido ao bom porte no plantio antecipado e à estabilidade produtiva.

CD 233RR: Ciclo precoce. Indicado para semeadura a partir da primeira quinzena de outubro no sul do MS, oeste e sul de SP, PR, SC, RS e Paraguai. Melhor desempenho produtivo no sul MS, oeste SP, norte, oeste e arenito do PR, e Paraguai devido ao bom porte no plantio antecipado e precocidade visando milho safrinha.

CD 235RR: Ciclo precoce. Tipo de crescimento semi-determinado. Indicado para semeadura a partir da segunda quinzena de outubro no sul do MS, oeste e sul de SP, PR, SC, RS e Paraguai. Melhor desempenho produtivo nas regiões altas como SC, RS, Centro-Sul e Campos Gerais do PR devido à boa tolerância ao acamamento.

Também estarão à mostra, quatro cultivares em pré-lançamento, que estarão disponíveis para plantio comercial pelo agricultor já na safra 2010. A CD 236RR é uma cultivar precoce, com alto potencial produtivo e muito boa estabilidade e tolerância aos nematóides de galha. Indicada para todo o Sul do Brasil, Sul de MS, Sul e oeste de SP e Paraguai. Visa antecipação de semeadura, para safrinha de milho.

A CD 239RR também é precoce, indicada para as mesmas regiões citadas acima, porém muito bem adaptada às regiões altas, como SC, RS, sul de SP, Centro-Sul e Campos Gerais do PR. Resiste ao acamamento.

A CD 241RR é semi-precoce, para antecipação de semeadura em fins de setembro-início de outubro, no Sul do MS, Oeste de SP, Norte, Oeste e Noroeste do PR. Pertence ao grupo de maturação 6.8, de tipo de crescimento indeterminado.

Também estarão à mostra opções já conhecidas por boa parte dos sojicultores brasileiros, como as transgênicas CD 226RR, CD 225RR. CD 214RR (a mais plantada em todo o Brasil), CD 212RR e CD 213RR, além das convencionais CD 202, CD 215, CD 216, CD 206, CD 221 e CD 224.

Novos híbridos de milho

Segundo o engenheiro agrônomo Charles Ayub, coordenador de marketing e difusão para a cultura, os produtores de milho encontrarão na Coodetec ampla mostra de híbridos comerciais de média e alta tecnologia, para a safra de verão e safrinha, silagem de planta inteira e grãos úmidos.

Entre os híbridos, destacam-se o CD 321, CD 384, CD 382, CD 308, CD 304 e CD 351. Mas as atenções devem se concentrar em três lançamentos. O CD 397 é um híbrido para alta tecnologia, precoce, de alta sanidade foliar e excelente performance produtiva.

Destina-se às regiões altas do Sul do Brasil, para grãos e silagem, na safra de verão.
O CD 327 é um híbrido de ciclo precoce, para médio-alto investimento, verão e safrinha, com grande amplitude de plantio. Já o CD 387, possui excelente rendimento para médio investimento, grãos duros e pesados, apresenta excelente sanidade foliar, excelente colmo e raiz, respondendo bem ao aumento de população.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved