News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Embrapa mostra como controlar insetos preservando a saúde e o meio ambiente - Pesquisas de controle biológico de pragas serão destaques em feira botânica em Brasília

.

Brasília, Brazil
February 27, 2009

Uma boa opção para este fim de semana é levar as crianças e toda a família para conhecer o trabalho da Embrapa no controle de pragas agrícolas e mosquitos transmissores de doenças sem causar danos à saúde humana, de animais e ao meio ambiente. As pesquisas de controle biológico desenvolvidas pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, estarão à mostra neste final de semana, a partir de hoje até o próximo domingo, dia 1º de março, na 116ª Feira Botânica do Shopping CasaPark, em Brasília, DF.

As pesquisas já resultaram em três produtos totalmente biológicos, ou seja, que não utilizam ingredientes químicos em suas formulações, para controle do mosquito transmissor da dengue, da malária e, mais recentemente, de lagartas que atacam pragas agrícolas. Todos foram desenvolvidos em conjunto com uma empresa privada do Distrito Federal, a Bthek Biotecnologia, que é a responsável pela sua comercialização. Este último, o “Ponto.Final” muito eficiente contra lagartas, tem ainda um diferencial: foi certificado para uso em agricultura orgânica.

Todos esses produtos, denominados bioinseticidas, foram desenvolvidos a partir de bactérias popularmente conhecidas como “do bem”, específicas para controlar os insetos-alvo, sendo completamente inofensivas à saúde humana, de animais, ao meio ambiente e a outros insetos benéficos.

Essas bactérias são conservadas e estudadas pela equipe de cientistas da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que as mantêm em um banco com mais de 2.300 linhagens ou estirpes de bactérias coletadas em diversas regiões brasileiras.

Além de mais saudáveis, os inseticidas biológicos são também mais econômicos. O “Ponto.Final”, por exemplo, foi desenvolvido a partir de uma bactéria denominada Bacillus thuringiensis (Bt), amplamente utilizada em programas de controle biológico de pragas em todo o mundo. Com apenas um litro por hectare, o produto é capaz de matar as lagartas-alvo, preservando insetos benéficos ao ambiente, como as “joaninhas” (foto) e as “tesourinhas”, que também são eficientes como predadoras de lagartas e pulgões.

Embrapa investe também em estudos de comunicação entre os insetos

Quem visitar o estande da Embrapa na Feira Botânica do CasaPark vai conhecer também os estudos realizados pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia para conhecer melhor a comunicação entre os insetos e usar esse conhecimento em prol da ciência no Brasil.

Esses estudos são desenvolvidos com os percevejos que atuam como pragas da soja, que estão entre as piores ameaças a essa cultura no Brasil hoje, por se alimentarem diretamente nos grãos, causando sérios prejuízos no rendimento e na qualidade das sementes.

Os percevejos se comunicam através de feromônios, que são substâncias químicas de cheiro peculiar, presentes em cada espécie. Na natureza, os feromônios são responsáveis pela atração de indivíduos da mesma espécie para acasalamento, demarcação de território e outros tipos de comportamento. Os cientistas reproduzem, em laboratório, as condições observadas na natureza para monitorar o comportamento dos insetos-praga e interromper a sua reprodução.

A comunicação sonora entre os percevejos-praga da soja também está na mira da Embrapa. Primeiro, o som é gravado a partir dos insetos em laboratório. Depois, é reproduzido e testado com as pragas. O objetivo é chegar a um pequeno chip contendo os sons emitidos pelos insetos para colocação em armadilhas que serão utilizadas no campo para captura dos percevejos.

A exposição da Embrapa na 116ª Feira Botânica do Shopping CasaPark é uma opção divertida e educativa para toda a família! O evento acontece hoje e amanhã, de 10 às 22 horas e, no domingo, de 12 às 20 horas. Não perca, a entrada é franca!

 

 

 

more keyword news on

biologicals and inoculants

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved