News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Brasil: Algodão e girassol têm potencial para biodiesel no Meio-Norte

.

Brazil
January 6, 2009

Source: Embrapa

Estudos desenvolvidos pela Embrapa Meio-Norte mostram que algodão e o girassol têm potencial para a produção de biocombustíveis no Piauí e Maranhão.

No Piauí a produtividade média é de 4,3 toneladas de algodão em caroço por hectare, já no Maranhão, a produtividade alcançou até 4,2 toneladas. O caroço do algodão tem um teor de óleo que varia de 18 por cento a 20 por cento. A informação é do pesquisador José Lopes Ribeiro, coordenador das pesquisas.

Foram implantados 82 experimentos em sete municípios do Piauí e sete do Maranhão. No Piauí, segundo o pesquisador, Baixa Grande do Ribeiro e Uruçuí foram os municípios que apresentaram as melhores médias de produtividade. No primeiro, a produtividade variou de 3,2 toneladas por hectare a 4,3 toneladas por hectare. No segundo, a produtividade média foi de 2,7 toneladas por hectare a 3,4 toneladas por hectare.

No estado do Maranhão as melhores produtividades foram registradas nos municípios de Tasso Fragoso, com uma variação de 2,7 toneladas por hectare a 4,2 toneladas por hectare; e em São Raimundo das Mangabeiras. Neste, a produtividade variou de 3,3 toneladas por hectare a 3,9 toneladas por hectare.

Cultivares que se destacaram

As doze cultivares que mais se destacaram nos ensaios foram recomendadas para o cultivo na região Meio-Norte. São elas: CNPA ITA 90, BRS 186 Precoce 3, BRS 187 8H, BRS Aroeira, BRS Sucupira, BRS Ipê, BRS Cedro, BRS Jatobá, BRS Camaçari, BRS Peroba, BRS Itaúba e BRS Araçá e BRS 269 Buriti.

Este ano, segundo o levantamento sistemático da produção agrícola do IBGE, o País teve uma área colhida de algodão superior a um milhão de hectares. O Nordeste alcançou 379 mil hectares; e o Piauí 17 mil hectares. A produção brasileira chegou a 3,9 milhões de toneladas. Mas foi a produtividade média no País que mais animou os produtores e pesquisadores: 3,7 toneladas por hectare.

Girassol, uma nova opção

As pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Meio-Norte indicam que o girassol é a mais nova opção para a produção de biocombustíveis na região. Os estudos conduzidos em cinco municípios do Piauí e em cinco do Maranhão, reforçam a tese do pesquisador José Lopes Ribeiro: “as condições de clima e solo, principalmente nos cerrados, são favoráveis ao desenvolvimento da cultura”.

Nos 29 experimentos de avaliação de genótipos de girassol, conduzidos num período de nove anos, a produtividade variou de 1,1 tonelada de grãos por hectare a 1,9 tonelada de grãos por hectare.

O teor médio de óleo encontrado nos genótipos de girassol avaliados nos experimentos conduzidos no Piauí teve uma variação de 36,9 por cento a 47,3 por cento. Este números representam um rendimento de 465 quilos a 942 quilos de óleo por hectare. Nos ensaios desenvolvidos no Maranhão, o teor médio de óleo das sementes dos genótipos de girassol variou de 33,1 por cento a 44,4 por cento.

Mas a cultura do girassol no Brasil ainda está em desenvolvimento. De acordo com o levantamento sistemático da produção agrícola do IBGE, em 2008 a área colhida no Brasil com girassol foi de 90.493 hectares. A produção foi superior a 139 mil toneladas. E a produtividade atingiu a 1,5 tonelada por hectare.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved