News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Embrapa Hortaliças mostra opções para cultivo de inverno no Show Rural

.

Brazil
January 13, 2009

O produtor que visitar o Show Rural Coopavel, entre 9 a 13 de fevereiro, em Cascavel (PR), vai conhecer diferentes opções para o cultivo no meio do ano. É que a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) vai apresentar cultivares de leguminosas de inverno desenvolvidas pela Unidade. Além de serem produtos com boa cotação de mercado, já que a maior parte ainda é importado, esses materiais são indicados para rotação de culturas, principalmente o milho.

O grão-de-bico ‘Cícero’ e da lentilha ‘Silvina’ podem ser cultivados na Região Sul do Brasil, durante o período seco de inverno, com o uso de irrigação suplementar. Além deles, a Embrapa Hortaliças vai exibir ainda três materiais de ervilha. A cultivar Maria destinada à produção de ervilha seca apresenta bom nível de resistência de campo ao Oídio. A BRS Sulina é indicada para adubação verde e para cobertura de solo. Já a ervilha Axé foi desenvolvida especialmente para a agroindústria de grãos verdes enlatados e grãos congelados, mas pode ser também destinada ao mercado de grãos verdes debulhados.

A Embrapa Hortaliças também terá demonstração de materiais na área de produção agroecológica do evento. O destaque é a cultivar de pimenta dedo-de-moça ‘Mari’, que quer dizer “que machuca” em tupi-guarani. A principal característica desse material, lançado em 2008, é o elevado conteúdo de capsaicina – a substância que confere o ardor nas pimentas –, em comparação a outras cultivares de pimenta do mesmo tipo. A ‘Mari’ também se destaca pela alta produtividade, excelente uniformidade de planta e qualidade de fruto, além de apresentar resistência extrema ao Pepper Yellow Mosaic Virus (PepYMV) e resistência intermediária à /Xanthomonas campestris/ pv. /vesicatoria/ e ao Oídio (/Oidiopsis taurica/). A nova cultivar de pimenta dedo-de-moça pode ser utilizada na produção de conservas e de pimenta calabresa (pimenta seca em flocos).

Outra novidade é a abóbora ‘Brasileirinha’. Lançada em 2006, essa cultivar tem como principal característica a divisão da casca nas cores verde e amarela. Trata-se de um material rústico, que enfrenta várias condições de cultivo e pode ser plantada em todas as tradicionais regiões produtoras de abóbora do País. A nova cultivar apresenta tolerância a Oídio, uma das doenças que mais afetam a cultura.

A Embrapa Hortaliças também vai exibir a cenoura Esplanada, um material para processamento, que apresenta alta resistência à queima-das-folhas, resistência moderada ao nematóide das galhas, alta qualidade das raízes e o alto conteúdo de carotenóides, substâncias convertidas em vitamina A pelo organismo.

Além desses materiais, quem visitar o espaço agroecológico o Show Rural também poderá conhecer outras cultivares lançadas pela Embrapa Hortaliças, como o brócolos ‘Ramoso de Brasília’, o milho-doce ‘Superdoce’, o repolho ‘União’ e o tomate ‘San Vito’

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved