News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Novas cultivares de soja em Encontro Tecnológico

.

Brazil
January 21, 2009

A Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS) apresentará nove cultivares de soja durante o 11º Encontro Tecnológico Semen Barra, na sexta-feira (23), das 7h30 às 11h30, nas Sementes Barreirão, BR-376, km 9, Rodovia Dourados-Fátima do Sul. Entre as cultivares, três são novidades: a convencional BRS 285, e as transgênicas BRS 291 RR e BRS 292 RR.

O pesquisador Carlos Lasaro explica que o diferencial da BRS 285 é a tolerância ao nematóide de galhas. Sobre a BRS 291 RR ele informa ser um dos materiais mais precoces transgênicos que a Embrapa recomenda atualmente, com ciclo próximo de 115 dias, dependendo da altitude e época de semeadura.

“A BRS 292 RR também é um material com ciclo médio, semelhante à BRS 245 RR. Tanto a BRS 291 RR quanto a BRS 292 RR, são resistentes à podridão radicular de fitóftora”, diz o pesquisador, acrescentando que “as três novidades são resultantes do Programa de Melhoramento da Embrapa Agropecuária Oeste em parceria com a Embrapa Soja e Fundação Vegetal”.

Outras cultivares

No dia de campo, também serão mostradas as convencionais BRS 239 e Embrapa 48, e outras seis cultivares transgênicas. “São todas indicadas para a região Sul do Estado, sendo que a BRS 285 tem o diferencial de também ser recomendada para o Centro-Norte de Mato Grosso do Sul”, explica Lasaro.

Segundo ele, todas as cultivares têm resistência às principais doenças que atacam a cultura da soja como cancro da haste, pústula bacteriana e mancha “olho-de-rã”.

Também participam do evento, realizado pela Embrapa Agropecuária Oeste e Sementes Barreirão: Fundação Vegetal, Coodetec, Agroceres, Bayer CropScience, Serrana Fertilizantes, Agromen, Stoller e Monsanto.
 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved