News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Embrapa Trigo lança cultivar de milho para Região Sul

.

Brazil
January 29, 2009

Bom empalhamento é uma das características do BRS 1002

Uma nova cultivar de milho híbrido simples é o lançamento da parceria da Embrapa Trigo e da Embrapa Milho e Sorgo no Show Rural Coopavel 2009, que acontece de 9 a 13 de fevereiro, em Cascavel, PR. O milho BRS 1002 deve atender a demanda dos produtores da Região Sul, oportunizando excelente produtividade quando observadas as técnicas de manejo indicadas para as condições ambientais e nível tecnológico das propriedades.
O milho é o cereal de maior importância no Brasil, tanto em área plantada quanto em volume de produção. A região Sul do país, que compreende os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, cultivou na última safra (2007/08) uma área de quase 5 milhões de hectares e produziu mais de 24 milhões de toneladas, o que significa 42% da produção nacional de milho (CONAB, 2008). Este cenário coloca a região Sul numa posição de destaque no agronegócio do milho no Brasil.

O trabalho da Embrapa busca otimizar a interação das cultivares com os diferentes sistemas de manejo e condições de ambiente, assim a indicação de cultivo do BRS 1002 também é baseada em estudos de arranjo de plantas que possibilitem atingir patamares de rendimentos de grãos mais elevados. Estudos de densidade (número de plantas por hectare) e espaçamento entre linhas mostraram que híbrido BRS 1002 apresenta grande resposta em termos de rendimento de grãos para esses fatores... “O efeito no rendimento, provocado principalmente pelo adensamento de plantas e redução do espaçamento entrelinhas, em condições hídricas adequadas, indica a grande responsividade do material a mudanças na condição de manejo e emprego de tecnologia..Isso se deve, em grande parte, às características fenotípicas do material, principalmente ao porte e à arquitetura bem como devido a capacidade competitiva das plantas pelos recursos do meio ”, explica o pesquisador da Embrapa Trigo, Mauro Teixeira.

Nas características agronômicas, conforme ressalta o analista da Embrapa Transferência de Tecnologia de Passo Fundo, Adão Acosta, o BRS 1002 se destaca pela boa sanidade foliar, alta produtividade e estabilidade de produção, além de resistência ao acamamento e quebramento. O empalhamento uniforme também chama a atenção na cultivar, colaborando na proteção a pragas e estresses ambientais. Além disso, o BRS 1002 apresenta a capacidade de manter folhas verdes até próximo da maturação, característica que pode contribuir para incrementar a produtividade porque a produção de assimilados é sustentada por mais tempo devido a manutenção da fotossíntese.

O híbrido simples de milho BRS 1002 foi desenvolvido através da parceria da Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS) com a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG), e contou com o apoio da Embrapa Transferência de Tecnologia (escritórios de Passo Fundo, Sete Lagoas e Ponta Grossa) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O lançamento acontece no dia13/02/09.., na Casa da Embrapa no Show Rural 2008.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved