News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
BRS Guamirim é aberta ao mercado sementeiro

.

Brazil
January 29, 2009

Top entre as cultivares da Embrapa Trigo, a BRS Guamirim está disponível para qualquer produtor de semente interessado na multiplicação já em 2009

A cultivar de trigo BRS Guamirim é um dos melhores materiais da Embrapa Trigo disponíveis no mercado da Região Sul. No mercado sementeiro há dois anos, o Guamirim é reconhecido pelo porte baixo e pelo alto potencial de perfilhamento. Apesar das qualidades, a área plantada com semente legal na última safra não passou de 50 mil hectares, representando apenas 5% da área no Rio Grande do Sul, Estado onde a cultivar apresenta melhor desempenho, com média de 3.600 kg/ha. Triplicar a representatividade do BRS Guamirim na Região Sul é a meta da Embrapa Transferência de Tecnologia, escritório de Negócios de Passo Fundo, responsável pela comercialização de sementes da Embrapa.
 

Lavoura de trigo BRS Guamirim em Vacaria, RS
crédito Pedro Scheeren

“Desde o lançamento da BRS Guamirim o mercado estava restrito a um grupo de produtores, instituidores da Fundação Pró-Sementes de Apoio à Pesquisa, que detinham exclusividade na comercialização em função do aporte de recursos investido na Embrapa para o desenvolvimento da cultivar. A partir de agora, qualquer produtor de sementes pode fazer a multiplicação, desde que solicitada a anuência dos obtentores, ou seja a Embrapa e a Fundação”, explica o Chefe de Comunicação e Negócios da Embrapa Trigo, Osvaldo Vieira.

Aceitação dos produtores

Em Vacaria, RS, a NBN Sementes investe na BRS Guamirim desde 2007. Na última safra, cerca de 40% dos 2.800 hectares semeados com trigo foram destinados a cultivar BRS Guamirim. “Em anos de clima favorável, a cultivar apresenta um rendimento médio de 60 a 62 sacos por hectare, ou seja, 3.500 kg/ha, uma boa produtividade em condições de sequeiro como é o caso dos produtores do Sul”, avalia o agrônomo Rodrigo Barison. Ele considera que o cultivar é bem aceita pelos produtores, que demonstraram interesse em repetir o Guamirim na próxima safra. “O porte baixo e a boa resistência a doenças agradam o produtor, que fica em dúvida apenas quanto a avaliação da indústria quanto às exigências de qualidade que variam a cada ano em função do clima”, conclui Barison.

Informações sobre a multiplicação de sementes da BRS Guamirim estão na
Embrapa Escritório de Negócios de Passo Fundo
Rodovia BR 285, Km 294 - Caixa postal 451
CEP: 99.001-970 - Passo Fundo, RS
Telefones: (54) 3311-3696 /3311-3679
Fax: (54) 3311-3666
E-mail: enpfb.snt@embrapa.br

 

 

Com ampla adaptação às principais regiões tritícolas brasileiras, o BRS Guamirim está indicado para os estados do RS, PR e SP, apresentando média de rendimentos em 3.400 kg/ha, chegando a 4.100 kg/ha no Paraná. O ciclo vegetativo é precoce (média de 125 dias para colheita, sendo oito dias mais precoce que as demais cultivares de ciclo médio). A classe comercial é pão, com média de força de glúten (W) 240, indicado para panificação industrial e mesclas de farinha. Em relação a doenças, o BRS Guamirim é moderadamente resistente à ferrugem da folha, ao oídio, à giberela e às manchas foliares. Ainda é moderadamente resistente à debulha natural, à germinação na espiga, ao crestamento e resistente ao acamamento.

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved