News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Embrapa vai mostrar pesquisas de conservação de sementes em evento em Brasília

.

Brasília, Brasil
January 30, 2009

Quem visitar a feira botânica do CasaPark neste fim de semana vai conhecer um pouco da infinita variabilidade genética de sementes encontrada na biodiversidade brasileira.

Quem imagina que todas as sementes de milho são amarelas, do tipo que se vê nos supermercados, está redondamente enganado. A natureza é um manancial interminável de surpresas e cores. Sementes de milho podem ter diversas tonalidades, do amarelo ao vermelho, assim como feijão, soja e algodão, entre muitas outras. Quem visitar a 114ª Feira Botânica do Shopping CasaPark neste final de semana vai conhecer um pouco dessa infinita variabilidade genética que a natureza nos presenteia no estande da Embrapa. Uma de suas 41 unidades de pesquisa, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, localizada em Brasília, DF, trabalha desde a década de 70 com a coleta e conservação de sementes de importância sócio-econômica e vai mostrar parte desses resultados para o público de Brasília durante o evento.

O trabalho de coleta e conservação realizado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia ao longo de seus 34 anos resultou no maior banco genético do Brasil, com mais de 100 mil amostras de sementes de cerca de 400 espécies vegetais conservadas a 20ºC abaixo de zero em câmaras frias de conservação.

Conservar: segurança alimentar para as gerações atuais e futuros

Para ilustrar a importância da conservação de sementes a longo prazo, o banco genético da Embrapa já ajudou no enriquecimento alimentar de povos indígenas e pequenos agricultores no Brasil.

Das câmaras geladas de conservação saíram, por exemplo, sementes de milho e amendoim que foram entregues ao povo indígena Krahô, no Tocantins, em 1995. Eles não tinham mais as sementes primitivas e não estavam se adaptando às variedades comerciais. Essa interação levou a uma parceria que dura até hoje.
Da mesma forma, no início dos anos 2000, pequenos agricultores de Alto Paraíso, em Goiás, procuraram a Embrapa em busca de sementes de uma variedade de trigo altamente produtiva à região e que já havia desaparecido. As sementes de trigo veadeiro foram entregues ao grupo e hoje já são amplamente plantadas por produtores locais.

Quem quiser conhecer a variedade de sementes trabalhadas pela Embrapa pode visitar a 114ª Feira Botânica do Shopping CasaPark na sexta-feira e sábado (30 e 31 de janeiro), de 10 às 22h, e no domingo, dia 1º de fevereiro, de 12 às 20 horas.

Fernanda Diniz, Jornalista

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved