News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Embrapa realizará evento sobre girassol

.

Brazil
July 3, 2009

A Embrapa Clima Temperado desenvolve, desde 2006, um trabalho contínuo de pesquisa com a cultura do girassol, realizado pela pesquisadora Ana Cláudia Barneche. Este trabalho já gerou resultados concretos para a Unidade, tais como: teste para desenvolvimento de cultivares, época de plantio e avaliação de tolerância de plantas a doenças. Para discutir resultados de pesquisa, recomendações técnicas, propriedades funcionais e viabilizar a programação de pesquisa e transferência de tecnologia em girassol nas diferentes regiões do Brasil, acontecerá em Pelotas (RS), nos dias 30 de setembro e 1° de outubro, a XVIII Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol (RNPG) e o VI Simpósio Nacional sobre a Cultura de Girassol, numa promoção conjunta entre a Embrapa Clima Temperado (Pelotas - RS) e a Embrapa Soja (Londrina - PR).

A área ocupada com girassol na última safra brasileira foi de 112.900 hectares, sendo 5.100 ha, na Região Nordeste; 83.500 ha no Centro-Oeste e 24.300 ha no Sul. “Esses dados revelam que na Região Sul houve um incremento na área plantada de 27,2% em relação a safra anterior”, destacou Ana Cláudia. Segundo ela, a expansão da cultura do girassol contribuirá para aumentar a oferta global de óleos comestíveis, de excelente qualidade nutricional e funcional, capazes de prevenir doenças cardiovasculares. “Além disso, o óleo de girassol pode ser direcionado para o mercado de agroenergia”, acrescentou.

Os períodos favoráveis de semeadura de girassol na Região Sul vão de agosto a setembro e no Centro-oeste de fevereiro a março. Em relação às doenças que atingem a cultura, duas têm importância significativa: a mancha de alternaria e a podridão branca. A pesquisadora afirma que esse evento é considerado o principal fórum de discussão sobre o assunto no Brasil.

As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas pela internet através do site www.cpact.embrapa.br. O investimento para participar do evento é de R$150,00 (profissionais) e R$75,00 (estudantes). Além disso, os interessados em enviar trabalhos científicos, na forma de resumo expandido, para o evento e que poderão vir a fazer parte do Livro de Resumos da XVIII RNPG, caso sejam aprovados, tem prazo até o dia 17 de agosto de 2009 para enviar o referido material, também via internet. As normas e os modelos para elaboração do material também estão disponíveis na home page do evento.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved