News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Seminis lança tomate determinado com pacote de resistências às doenças

.

Brazil
July 23, 2009

O novo tomate determinado Argos, da Seminis, chega ao mercado com características bem ao gosto do consumidor: frutos graúdos, firmes e uniformes, de encher os olhos nas bancas de varejo. As características interessantes na hora da comercialização têm um atrativo ainda melhor para o tomaticultor na hora de plantar: é o pacote de resistências às doenças. Jorge Hasegawa, especialista em tomates da Seminis, enumera as principais: geminivírus TYLCV, Vira-cabeça (TSWV), murcha de Verticillium, murcha de Fusarium raças 1 e 2 (Fusarium oxysporum f. sp. lycopersici), nematóides formadores de galha, mancha de Stemphyllium (Stemphyllium solani) e cancro da haste (Alternaria alternata f.sp. lycopersici).

O vírus Vira-cabeça e os nematóides são enfermidades limitantes da cultura do tomate no Rio Grande do Sul, por isso, a nova cultivar é especialmente indicada para plantio no estado, mas pode ser cultivada nas demais regiões brasileiras, acrescenta Cláudio Nunes Martins, representante técnico de Vendas - que conduziu os testes de desempenho para a introdução do plantio da nova cultivar no Brasil. Este pacote de resistências é importante também para que o produtor possa levar sua lavoura com uso menor uso de agrotóxicos, reduzindo impactos ao ambiente, acrescenta Cláudio.
Economia de Recursos

O tomate Argos é um híbrido do tipo caqui, bastante rústico, o que gera maior tranquilidade durante o ciclo da cultura. Mas alguns cuidados precisam ser tomados visando a colheita dos frutos, que pode chegar até a 8 kg por planta, dependendo do manejo e da região. É importante que o agricultor faça uma adubação baseada na análise de solo, procurando fórmulas que forneçam uma proporção 1 N: 4 P: 2 K, orienta Cláudio. “Nas aplicações à base de nitrogênio, deve tomar cuidado para aplicar somente o que a planta necessita, indicado pela análise de solo. As fórmulas corretas ajudam o fruto a ficar mais firme e a planta a ter desenvolvimento equilibrado.” Ele ressalta que são cuidados importantes para a cultura e também uma economia de recursos para o ambiente.

O produtor que estiver em regiões com solos mais arenosos pode adotar o sistema de plantio direto, já bastante difundido na região de Pelotas (RS) e Carmópolis (MG). O sistema de plantio direto em tomates preconiza os mesmos princípios aplicados em grandes culturas: o não revolvimento do solo, a cobertura permanente com vegetação viva ou morta e a rotação de culturas. Ao ser usado em tomate, segundo pesquisa da Epagri (SC), os benefícios são ainda maiores, pois reduzem em até 70% o consumo de água, energia elétrica, fertilizantes e agroquímicos.

Seminis, a vegetable seed division of Monsanto, is the world’s leading developer, producer and marketer of vegetable seeds. Its healthy, wholesome fruit and vegetable varieties are designed to reduce the need for agricultural chemicals, increase crop yields, reduce spoilage, offer longer shelf life, and create better-tasting foods and foods with higher nutritional content. Seminis operates in 150 countries and territories around the world.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved