News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Novos projetos são aprovados nas chamadas do convênio Embrapa-Monsanto

.

Brazil
July 29, 2009

O Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Embrapa divulgou quais serão os sete novos projetos de pesquisa frutos das chamadas do convênio Embrapa-Monsanto. Os projetos, todos de biotecnologia, foram aprovados com ajustes em julho, pelo Comitê Gestor do Fundo de Pesquisa Embrapa-Monsanto. Quatro propostas foram submetidas ao Edital 10/2008 e três à Chamada 5/2009. Os pareceres finais do Comitê serão enviados nesta semana para os líderes dos projetos, que terão até o dia 20 de agosto para enviarem os ajustes diretamente para o DPD.

O primeiro projeto aprovado é Expressão de genes envolvidos com a resposta ao estresse hídrico em plantas transgênicas de feijoeiro, liderado por Francisco José Lima Aragão, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF). Terá como objetivo a obtenção de plantas transgênicas de feijão tolerantes à seca, por meio da expressão do gene BiP de soja e do gene DREB de mamona. Alternativamente, as plantas de feijão transgênico obtidas com expressão desses dois genes poderão ser tolerantes a outros tipos de estresse vegetal.

Plataforma tecnológica para a expressão e produção de proteínas recombinantes em plantas é o nome do segundo projeto aprovado, liderado por Elíbio Rech, também da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. A idéia é desenvolver uma plataforma, a partir da parceria entre a Embrapa, o Ludwig Institute for Cancer Research, o New York Branch of Human Câncer Immunology at memorial Sloam-Ketting Cancer Center Research e o National Institute of Health (NIH), que são instituições consideradas referencias nacionais e internacionais na área de clonagem de genes, transgenia, produção de biomoléculas e imunologia. O foco de atuação da plataforma será a expressão e a produção de proteínas recombinantes em plantas de soja e tabaco.

A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) coordenará o terceiro projeto, Fenotipagem, avaliação de mecanismos de tolerância e associação genômica aplicadas ao desenvolvimento de recursos genéticos de cereais adaptados à seca, a partir da liderança do pesquisador Newton Portilho Carneiro. O trabalho terá como objetivo identificar e caracterizar recursos genéticos e mecanismos fisiológicos e moleculares de tolerância à seca em cereais, avaliados em sítios específicos de fenotipagem. O desenvolvimento de cultivares tolerantes às limitações hídricas será uma alternativa sustentável para mitigar os impactos negativos das mudanças climáticas globais.

O estudo do transcritoma do Bicudo do Algodoeiro e da Broca Gigante para avaliação de genes candidatos a silenciamento por RNAi (RNA interferente) é o tema o quarto projeto aprovado. Ele será liderado por Maria de Fátima Grossi de Sá, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que buscará, por meio da transgenia de plantas, com a introdução de proteínas tóxicas, o controle dessas duas importantes pragas para a agropecuária nacional. A estratégia consiste em nocautear irreversivelmente um gene, impedindo que a proteína codificada por ele seja expressa.

A estratégia do RNAi também será utilizada no quinto projeto, Desenvolvimento de estratégia baseada em RNAi para geração de mamoeiro resistente a múltiplas viroses. O trabalho será liderado por Francisco José Lima Aragão, também da da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Este projeto visa o desenvolvimento de novas linhagens de mamoeiros resistentes simultaneamente aos vírus da mancha anelar, do amarelo letal e o da meleira (principais doenças da cultura) utilizando a estratégia de RNAi. A produção de cultivares de mamoeiros resistentes à infecção por esses vírus é a opção mais promissora e desejável para ser utilizada em um manejo integrado de pragas.

Já o projeto Aperfeiçoamento do sistema de manejo de Diabrotica spp. nas culturas do milho e batata será liderado por Ana Paula Schneid Afonso, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS). A Diabrotica speciosa é um inseto-praga que afeta diversas culturas no Brasil e que ocorre praticamente em todos os Estados brasileiros e em vários países da América do Sul. A transferência de genes exógenos para espécies de plantas cultivadas a partir das novas técnicas de engenharia genética propiciou o desenvolvimento de cultivares resistentes a insetos. Os genes para resistência a insetos mais conhecidos e estudados até o momento são os que expressam as proteínas da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt). Embora esta nova tecnologia propicie adequado controle de pragas, sabe-se que se mal manejada pode favorecer (acelerar) o desenvolvimento de populações com resistência aos produtos transgênicos, como ocorre com os produtos biológicos (microbianos) e convencionais (químicos). Neste sentido, é fundamental estabelecer métodos de estudo e manejo para os organismos geneticamente modificados (OGM), como monitorar em laboratório as populações de insetos quanto à suscetibilidade ao produto comercial.

O sétimo projeto aprovado foi o de Caracterização morfologica e molecular de populações de Noctuideos e determinação da suscetibilidade a inseticdas e toxinas de Bacillus thuringiensis, liderado por Daniel Ricardo Gomez, da Embrapa Soja (Londrina-PR). Para combater o aparecimento simultâneo de espécies de lagartas na cultura da soja produtores rurais têm utilizado cada vez mais inseticidas químicos de amplo espectro (piretróides, organofosforados e carbamatos), o que tem restringido o uso de produtos de maior seletividade (por exemplo, o vírus AgMNPV da lagarta-da-soja e Bacillus thuringiensis). O incremento da utilização de piretróides e alguns organofosforados têm ocasionado aumento das populações de outras pragas, como por exemplo, ácaros, dificultando o manejo adequado das pragas da soja. Portanto, o monitoramento é essencial nos programas de manejo de pragas para verificar se a ineficiência do controle químico é devida à seleção de genótipos resistentes ou ainda determinar a condição real da resposta das populações geográficas a um inseticida (ou toxina) e definir se existe a necessidade de modificar as táticas de manejo. Com a liberação de culturas Bt (milho e/ou algodão) nos paises vizinhos, na Argentina em 1998, no Uruguai em 2004 e no Brasil em 2007 tornam-se necessários estudos de linhas base de suscetibilidade a essas toxinas. Assim, a caracterização precisa dessas populações geográficas através de estudos de variabilidade genética permite inferir as taxas de fluxo gênico, as quais têm importância nos estudos de resistência e verificar se as diferenças genéticas estão relacionadas com suas plantas hospedeiras.

A previsão é de que os sete projetos entrem em execução em agosto ou setembro deste ano.

Other news from Monsanto Brasil

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved