News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Observatório do Trigo: Plantio quase concluído no Parana e recuperando atraso no Rio Grande do Sul

.

Brazil
June 10, 2009

As chuvas de maio permitiram a semeadura do trigo na Região Sul, com a implantação de 74% das lavouras no Paraná e 33% do Rio Grande do Sul. O clima, com boa distribuição de chuvas e temperatura amena, tem sido favorável à cultura do trigo.

No Paraná foram semeadas 74% das lavouras de trigo, mesmo percentual efetivado em igual período do ano passado. Conforme levantamento do DERAL, inicia agora o plantio no sul do estado. “No Norte do Paraná, que detém 40% da área com trigo, o prazo de plantio previsto no zoneamento foi prorrogado até o final de maio, o que permitiu que nesta região fosse completado o trabalho, exceto em Cornélio Procópio, onde algumas lavouras foram prejudicadas pela falta de chuvas”, informa o técnico Otmar Hubner. No momento, as lavouras estão em fase de desenvolvimento vegetativo e inicio de perfilhamento, sem problemas de pragas e doenças. As geadas nos últimos dias de maio não chegaram a assustar os produtores, já que a cultura é sensível a geada somente a partir do espigamento. Contudo, o pesquisador da Embrapa Soja, Vanoli Fronza lembra àqueles que ainda não efetuaram a semeadura que, para diminuir os riscos com geadas, é preciso seguir rigorosamente o zoneamento agroclimático, bem como escalonar épocas de semeadura e diversificar as cultivares. Ele reforça ainda que “a cultura do trigo é altamente responsiva à adubação, assim, plantas melhor nutridas suportam mais os períodos de deficiência hídrica, comuns nesta época do ano no Paraná”.

No Rio Grande do Sul, os produtores aceleram a semeadura para recuperar o atraso na implantação das lavouras. Segundo a Emater/RS, a semeadura cresceu 19% em uma semana, e já atinge 33% da área de cultivo prevista para 2009. Mesmo assim, o plantio está atrasado se comparado ao ano passado, quando no início de junho a área chegava a quase 50%. O clima colaborou com o plantio, com sementes germinando sem dificuldade e plantas se desenvolvendo livres de pragas e doenças. “As expectativas para o desenvolvimento da cultura são boas. As informações agroclimáticas disponíveis até o momento apontam para um ano sobre predominância do evento La Niña ou neutro, condição que geralmente está associada a um regime de chuvas dentro da média e temperaturas baixas durante o ciclo da cultura, favorecendo o crescimento do trigo e potencializando o rendimento de grãos”, avalia o pesquisador da Embrapa Trigo, Eduardo Caierão.

O acompanhamento de safras de trigo no Brasil e no mundo estão no Observatório do Trigo, um projeto da Embrapa Trigo em parceria com mais de 10 instituições do setor que reúne a análise dos principais especialistas na cultura. O acesso é gratuito no site www.cnpt.embrapa.br/obs_trigo/index.htm

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved