News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Embrapa promove reunião sobre soja orgânica

.

Brazil
June 30, 2009

A Embrapa Soja promove a I Reunião com Produtores de Soja Orgânica do Paraná, no dia 03 de julho de 2009, das 8h às 17h, no auditório da empresa. O objetivo é promover a discussão sobre esse sistema de produção com cerca de 70 produtores, técnicos e pesquisadores. Os produtores são do Médio Oeste paranaense, Sudoeste, Norte e do Vale do Ivaí, principais regiões produtoras de soja orgânica no Estado.

Segundo a pesquisadora da Embrapa Soja, Claudine Seixas, coordenadora da Reunião, o evento “é uma oportunidade para a troca de experiências e para estimular o debate sobre os resultados e as tecnologias que podem ser úteis na agricultura orgânica, além de possibilitar que a pesquisa identifique demandas, por meio dos relatos dos produtores e de técnicos”, ressalta.

A pesquisadora explica que a proposta é promover uma reunião anualmente mantendo aberto o canal de comunicação do campo com a pesquisa e ampliando o público participante. “Nossa idéia é que os pesquisadores estejam sempre a par do que acontece no campo e que os técnicos e os agricultores possam ter acesso rápido aos resultados gerados pela pesquisa”, ressalta.

Durante a safra 2008/09, a Embrapa Soja conduziu unidades de observação de cultivares de soja em áreas de produtores do Médio Oeste paranaense: Palotina, Assis Chateaubriand, Jesuítas, Iracema do Oeste, Formosa do Oeste, Nova Aurora. “Promovemos três dias de campo para verificar o comportamento de cultivares durante a safra e as expectativas dos produtores. Esse trabalho tem sido feito contando com o apoio do Instituto Maytenus, do Sebrae, dos técnicos locais da Emater e das prefeituras”, relata.

Programação da Reunião com Produtores de Soja Orgânica

Local: Auditório da Embrapa Soja
Data: 03 de Julho de 2009


08h45 – 9h - Abertura

9h – 11h - Painel com produtores de soja orgânica
Depoimento de produtores comentando sobre como têm produzido a soja, os insumos, momento de aplicação, dificuldades.

11h – 12h30 – Grãos e Semente
Pesquisador da Embrapa Soja, Francisco Krzyzanowski: resultado dos testes de qualidade
Pesquisador da Embrapa Soja, José Marcos Gontijo: resultados dos teores de óleo e de proteína

13h30 -16h - Implantação e Manejo da cultura
Pesquisador da Embrapa Soja, Marcelo Hirakuri: custos de produção
Pesquisador da Embrapa Soja, Fábio Álvares: fertilidade nas áreas orgânicas
Pesquisador da Embrapa Soja, Divânia de Lima: resultado das unidades de observação e critérios para a escolha da cultivar.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved