News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Mali vai sediar campos experimentais de algodão

.

March 6, 2009

Os países do Cotton-4 (C4), na África, colocam em prática nesta safra, o programa de fortalecimento do sistema produtivo da cultura do algodão, principal fonte de renda dos agricultores do grupo, formado por Benin, Burquina Faso, Mali e Chade.

Com aval tecnológico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, uma unidade de validação e demonstração de experimentos será instalada em Sotuba, no Mali.

O plantio das lavouras experimentais ocorrerá a partir de maio (nos quatro países o cultivo se dá entre maio e outubro) numa área do Centre Regional de Recherche Agronomique de Sotuba (CRRA), localizado a 8 quilômetros de Bamako, capital do Mali. Atualmente a instituição ocupa cerca de 40 hectares com experimentos nas culturas de algodão, milho e sorgo.

Os pesquisadores da Embrapa vão disponibilizar variedades algodoeiras de alto rendimento, pois as cultivadas naquelas terras não produzem mais do que 400 quilos por hectare.

Degradação do solo

Outra atividade do projeto, que conta com recursos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), vai tratar de um dos piores problemas enfrentados pelos conicultores: a degradação do solo. Além disso, há riscos climáticos devido à diminuição das chuvas e dificuldades no controle de pragas e manejo não adequado do solo.

Segundo José Madeira, da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da Embrapa, a qualidade do algodão do C4 deixa a desejar devido ao manejo manual na maioria das lavouras. Ele explica: “Não queremos mudar o sistema de produção dos agricultores do Cotton4, mas sim possibilitar que se torne produtivo. Por isso se pretende acompanhá-los, entendê-los”.

Para entender como atuam os agricultores do C4 os técnicos da ABC e pesquisadores da Embrapa conheceram as instalações do CRRA, visitaram lavouras na região do Mali (foto), ouviram os produtores filiados a cooperativas e discutiram o desenvolvimento das atividades, que segue uma nova estrutura para projetos da ABC, destinados a fortalecer as ações de cooperação técnica no eixo Sul-Sul.

Para consolidar as ações o ministro da Agricultura do Mali, Tiémoko Sangaré, formalizou a parceria com a Embrapa e ABC assinando documento para utilização da área do Centre Regional de Recherche Agronomique de Sotuba (CRRA).

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved