News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Pesquisadores da Embrapa Hortaliças ministram curso sobre pimenta em Goiânia

.

Brazil
March 6, 2009

Pesquisadores da Embrapa Hortaliças ministraram curso de produção de pimentas a 32 consultores/multiplicadores do Sebrae, no dia 02 de março último, em Goiânia. Realizado no Centro de Treinamento da Agência Rural (Centrar), instalada na Universidade Federal de Goiás, o curso abordou questões como a variabilidade do mercado de pimentas, recomendações técnicas e aspectos fitossanitários da cultura, informações que serão repassadas pelos técnicos do Sebrae às 400 famílias assistidas pelo convênio Sebrae/Incra, assentadas em 32 municípios goianos.

Procedendo à abertura do curso, o pesquisador José Mendonça traçou um histórico do cultivo da pimenta, desde os seus primórdios até os dias atuais e expôs os aspectos positivos da variabilidade de uso das cultivares disponíveis. "Tendo em vista o mercado crescente da pimenta, ressaltei a importância de se exercitar a criatividade, e oferecer novos atrativos para os consumidores", relata Mendonça, que apontou como exemplo o sucesso da mistura do chocolate com a pimenta, e o recente casamento da pimenta com o piqui.

Para ele, a tendência é de aumento das áreas cultivadas com pimenta, já que as famílias assentadas só têm a ganhar com a expansão. "O custo de implantação é baixo, envolve toda a família, obtêm-se renda semanal e por ser de fácil conservação, o próprio assentado comercializa sua produção".Opinião semelhante foi expressada pelo pesquisador Geovani Amaro, que abordou temas como preparação do solo, produção de mudas, adubação, tratos culturais e colheita. "Os produtores estão percebendo que a pimenta é um bom negócio, e de secundária a hortaliça deve passar para a principal atividade", prevê Geovani. Atualmente, os assentados exploram a pecuária e o plantio de eucalipto e de maracujá.

Segundo o pesquisador, o aumento do cultivo pode ser comprovado pelo crescimento do número de famílias que agregaram a pimenta a outras atividades. "Conforme dados repassados pelo Sebrae, em 2006, eram 120 famílias no norte de Goiás, em 2007 esse número cresceu em mais 130, e em 2008, mais 150. Em números redondos, foram contabilizadas 400 famílias", discorre o pesquisador. Ele chama a atenção para o fato de que esses números são referentes apenas às famílias assistidas pelo Sebrae.

O pesquisador Carlos Alberto Lopes, que abordou as questões relacionadas ao manejo de pragas e doenças, conta que a participação da Embrapa Hortaliças envolveu a teoria e a prática. Na parte teórica, foi realizada uma exposição dos aspectos fitossanitários da cultura da pimenta, sendo que a prática foi apresentada na propriedade do produtor Renato Neves, localizada no município de Petrolina.

Maior produtor de pimenta de Goiás e um dos maiores do Brasil, Neves atende o mercado local e exporta para diversos outros estados. Segundo Lopes, 100% das plantas sofrem com a infestação frequente com vírus, o que vai demandar uma avaliação mais minuciosa da área de fitopatologia da Unidade. "Amostras de plantas com sintomas típicos de virose foram coletadas e entregues à pesquisadora Alice Nagata para diagnóstico do vírus presente", explicou o pesquisador. Ele acrescenta que também amostras de folhas da cultivar "Biquinho’, infectadas com Xanthomonas sp, foram encaminhadas à pesquisadora Alice Quezado.

 

 

 

more keyword news on

vegetable seed

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved